Os 64 espigueiros de Lindoso formam um conjunto surpreendente e de grande beleza.
Estão concentrados numa eira comunitária, no alto de um monte, e acompanhados do castelo. A vista para a barragem, a aldeia e as serras complementam a beleza do engenho humano.

Os espigueiros são em granito, estão suspensos em colunas, também, em pedra.
Na maior parte dos casos a porta está na face fronteira. A superfície contrária está virada para sudoeste, de onde vem a chuva.

Alguns têm ripas de madeira alternadas com colunas de pedra e com frestas para deixar passar o vento que ajudava a secar as maçarocas de milho.

À chegada à área urbana os espigueiros destacam-se de imediato no alto de uma colina ao lado do castelo. Num espaço isolado onde domina o silêncio e uma vasta paisagem.

Sinto uma certa paz. Tranquilidade de espírito. Uma beleza que nos leva para outros tempos. Estamos habituados à cidade e é muito diferente.”

A descrição é de Cristiana e Guilherme que vagueavam entre os espigueiros no início de uma tarde melancólica, pintada de nuvens que, com a ajuda de alguns pedaços de musgo, retiravam o brilho ao granito dos espigueiros, “parece um cemitério.”

Os espigueiros remetem para uma das maiores alterações na agricultura em Portugal, em particular do Alto Minho, com a introdução da cultura do milho maíz, proveniente da América do Sul.

Na opinião do geógrafo Orlando Ribeiro, trata-se de uma “revolução. Depois da conquista romana, nenhuma alteração mais profunda se introduziu na monótona vida dos nossos campos: nem os árabes, com plantas novas e culturas de regadio, fizeram nada comparável.” – Portugal, O Mediterrâneo e o Atlântico

Os espigueiros encontram-se em várias aldeias do Minho. Dispersos ou concentrados em eiras comunitárias como também é o caso de Soajo.

O conjunto dos espigueiros de Lindoso aguarda classificação e segundo o estudo da D.G. Património,   além da quantidade, destacam-se também pela qualidade, com cantarias muito perfeitas.

Nas palavras de Cristiana e Guilherme “dão a imagem de serem muito resistentes ao tempo. Com paredes grossas e robustas. Parece que, se voltarmos daqui a uma centena de anos, estariam aqui à mesma.”

O sinal de robustez é partilhado com o castelo que fica mesmo ao lado.
Altivo, com uma cerca que serve também de miradouro.
O castelo alberga um museu.

A fronteira com Espanha fica mesmo ao lado e é permanente o movimento de turistas entre os dois países nesta zona pertença do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Lindoso pertence ao concelho de Ponte da Barca. Além de vários trilhos é interessante um passeio pela aldeia e também por vários miradouros da barragem de Lindoso.

A serena monumentalidade dos espigueiros de Lindoso faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *