A praia fluvial do Clube Náutico de Avis voltou a ter Bandeira Azul e é um oásis nesta zona do Alto Alentejo onde há poucas zonas de lazer junto a recursos hídricos.


O areal e a área para banho variam muito ao longo do ano, e mesmo no decorrer do Verão, porque aproveita a albufeira da barragem de Maranhão.

Quando a visitei, a área da praia estava coberta de água. Agora é um areal, envolvido por uma zona relvada e muitas árvores, que formam uma concha com um ligeiro declive em direção à água.

@C.M. Avis

“Forma uma meia lua. Colocam colmos para fazer sombra e temos vigia em Julho e Agosto”, na descrição de Patrícia Neves que trabalha no bar e restaurante da praia.
A zona de lazer é extensa. Está bem cuidada e tem um bonito envolvimento natural.
A paisagem do montado e os espelhos de água oferecem vistas fantásticas ao pôr do sol.

A temperatura da água da praia fluvial é que tem uma perceção mais subjetiva no testemunho de Patrícia Neves. “Normalmente a água é fresquinha e nota-se a diferença da sensação térmica com o ambiente exterior.”

O Verão aqui tem temperaturas muito altas e são muito poucas as praias fluviais nesta região. A de Avis é uma das poucas alternativas e oferece um ambiente agradável.

Por isso, costuma ser muita procurada, mesmo ao longo do ano. “Tem muita gente e muitas são de fora. Apesar da agitação e do barulho normal, é um sítio calmo.”

A zona de lazer do Clube Náutico, além da praia, tem uma oferta muito diversificada de serviços e atividades. Por exemplo, o parque de campismo, piscinas, parque de merendas e desportos náuticos, “canoagem, gaivotas e remos.

Recentemente tivemos aqui a treinar a seleção portuguesa, julgo que de juniores. Há também equipas que vêm aqui treinar, por exemplo, para os Jogos Olímpicos.”

A praia fluvial fica a cerca de 2km de Avis que tem um património histórico relevante.
A envolvência natural e uma melhor perceção do volume da albufeira é conseguida no miradouro e na área em redor da barragem, próximo da aldeia de Maranhão.

Uma dinastia de frescura na praia fluvial de Avis faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *