Primeiro regista-se o aroma da hortelã. Depois o sabor da carne de cabra.
A avaliação é muito pessoal, no entanto, há um traço comum: o sabor não se esquece devido à sua particularidade.
Na Sertã começa hoje o Festival do Maranho e termina domingo.
O maranho da Sertã diferencia-se ainda porque o recheio é colocado dentro do revestimento do estômago de um caprino e depois cosido à mão com uma linha.
O prato faz parte da ementa dos restaurantes locais e também é muito procurado nos talhos, como por exemplo no Talho do Armindo. Fica na avenida central da vila e a proprietária, Conceição Farinha, diz que para o maranho tem muitos clientes.
“Há muita gente que vem aqui de propósito para comprar maranhos. De todo o lado. Há quem passe na via rápida e venha de propósito à vila para comprar.”
Conceição Farinha prepara os maranhos e diz que não é tarefa fácil porque “tem de se desossar a carne de cabra e cortar de forma muito miúda. Mistura-se um pouco de carne de porco, presunto e chouriço magro. Depois de misturadas as carnes, tempera-se com vinho e sal.
De seguida juntamos arroz. Cortamos hortelã em pedaços muito pequenos e misturamos. Depois juntamos um pouco de óleo para o arroz não ficar seco.
O recheio é colocado no saco feito com o estomago da cabra e vai cozer hora e meia.”
Conhecida a receita e a confeção seguimos para a prova. “O meu conselho é cozer e servir de imediato. Fica muito melhor. Vendo aqui já cozido e é só aquecer cerca de 10 minutos em água quente. Também tenho maranho cru e esse tem de ser cozido cerca de hora e meia.” No acompanhamento Conceição Farinha recomenda batata frita e salada”.
Outra possibilidade é o maranho ser servido como entrada.
O maranho da Sertã tem indicação geográfica protegida e é uma das marcas gastronómicas do concelho. É o prato principal de um festival que hoje começa e vai até domingo.
Os produtos do maranho estão associados à economia local e tradicional.
Numa zona serrana, com terrenos pobres, as cabras desempenharam um papel essencial na dieta alimentar.
O saber fazer passa de família em família e com uma longa tradição, em particular nos momentos festivos.
O primeiro registo do maranho da Sertã é de meados do século XIX.
Maranho da Sertã: um prato regional com sabor muito especial faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Pingback: Praia fluvial da Ribeira Grande e agradável para relaxar na Sertã - Andarilho