A praia fluvial de Meimoa reúne unanimidade em vários atributos: agradável, convidativa a momentos de relaxe e a água da ribeira é fria. Mesmo fria.

A praia fluvial é um recanto de Meimoa, que se autointitula a “princesa da Cova da Beira”, e dá imensa vida à aldeia, em particular agora, no Verão.

Fica próxima da principal via rodoviária e o acesso à zona de lazer é muito fácil. Identifica-se rapidamente pela ponte em pedra que atravessa a ribeira de Meimoa.

Mesmo ao lado da represa e paredões que dão altura ao espelho de água
Há quem faça uma paragem só para dar um mergulho. No entanto, a maioria dos visitantes tira partido durante mais tempo da praia fluvial.

Quase toda a área envolvente está relvada e com muitas árvores com as suas preciosas sombras.
As mantas e os sacos de farnel revelam que muitas famílias se deslocaram à praia fluvial para passarem aqui o dia.

Foi o caso da família de João e Miguel, provenientes do concelho da Covilhã. “É um bom lugar para passar o tempo. Está tratado, a água é boa e há muita sombra para nos dias de sol. Habitualmente ficamos aqui todo o dia.”

A zona de lazer tem instalações desportivas, há ainda canoas e gaivotas para alugar e um bar com esplanada que costuma estar aberto todo o ano.
Com estes atributos e o acesso fácil, a zona de lazer costuma ter muita gente.

No caso de João e Miguel foi amor à primeira vista. “Trouxeram-me aqui pela primeira vez e depois regressámos sempre no Verão nos últimos 2 a 3 anos.”

A ribeira surge envolvida por um túnel de árvores, num ambiente sombrio, depois dá uma ligeira curva e fica comprimida entre os paredões laterais e o dique.

Devido às sombras e porque a água está sempre a correr, “é fria, por vezes gelada. Há algumas folhas devido às arvores em volta, mas a água é limpa.

Por outro lado, como a água é fria, habitualmente há pouca gente a tomar banho.”
É fácil atravessar o espelho de água porque construíram duas pequenas pontes pedonais.

Depois do dique há um pequeno tanque. Dá para molhar os pés, tirar fotografias com vista de conjunto, ou iniciar os mais pequenos no contacto com a água.
A ribeira transforma-se de seguida num fio de água que passa por debaixo de um dos nove arcos da enorme ponte de pedra que delimita a zona de lazer.

Há quem lhe chame ponte romana, mas na verdade, foi construída entre os séculos XIV e XVI. Terá substituído outra que fazia parte de uma via romana, entre Benquerenças e Capinha.

Meimoa fica a 12 km de Penamacor, a sede de concelho, e é vizinha da Reserva Natural da serra da Malcata e de Meimão onde há uma praia fluvial na albufeira da barragem.

Meimoa: a agradável praia fluvial na “princesa da Cova da Beira” faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *