A Praia Fluvial do Pego das Cancelas é uma pérola escondida no concelho de Vila de Rei.
A ribeira de Isna, num vale profundo e isolado, descreve um pequeno meandro completamente rodeado de árvores. Um ambiente muito acolhedor em que somos embalados por uma profunda harmonia.

A área de lazer não é muito extensa. Acompanha a ribeira e está repleta de sombra devido à grande quantidade de árvores altas.

Numa das margens construíram um pequeno muro de pedra e colocaram areia.
Na outra margem, os ramos das árvores estão tão próximos do leito da ribeira, a refletirem-se na água, que perdemos a noção da linha de borda de água.

Um ambiente que complementa o isolamento no meio das serras na freguesia de S. João do Peso.
É calmo. Fica num vale e é um lugar mais reservado. Há áreas onde as pessoas podem ficar com mais privacidade.

Temos muitas árvores e a esplanada também é convidativa para as pessoas relaxarem”, diz Júlia que com a Carol tomam conta do bar.

É uma pequena instalação também protegida pelas árvores altas e tem uma ampla esplanada com sofás e espreguiçadeiras.  Bem adequadas para o ambiente distendido.

Francisco Catarino, nadador salvador, conhece bem as praias desta região (falei com ele em Bostelim),  não tem dúvidas em a classificar o Pego das Cancelas como a mais calma, “até pelo facto não ter muitas pessoas.
É mais conhecida pelos concertos, em particular por pessoas que gostam mais de música tipo jazz.”

Os concertos têm data marcada até 15 de Setembro. Julia acrescenta que “todos os sábados temos um DJ ou uma banda. O género varia muito. Temos eventos de música eletrónica, bandas de rock, country… é eclético.”

No dia da nossa visita, aproveitando o ambiente natural, a praia tinha um grupo de visitantes que acampou e se concentrou no local.

Habitualmente há quem vá para o Pego das Cancelas para um dia de praia, ou simplesmente relaxar e tomar uma bebida.
No testemunho de Júlia, “temos famílias que vêm para cá passar o dia. Fazem piqueniques. São pessoas que cresceram aqui e que decidem regressar.

Temos também outras pessoas que vêm de um pouco mais longe, por exemplo, para comer um hambúrguer vegetariano, beber uma caipirinha e relaxar na esplanada”

A tomar banho na ribeira de Isna é que não havia muita gente. Deve ser fria porque uma parte substancial do espelho de água está coberto com sombras.
“Sou suspeita porque estou habituada a água quente. A temperatura da água é um pouco para o frio.”

O Pego das Cancelas tem várias estruturas de apoio e nos últimos anos tem sido distinguido com Qualidade de Ouro pela associação Quercus.

A pérola do Pego das Cancelas: uma praia fluvial na ribeira de Isna faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *