A praia fluvial da Aldeia do Mato fica numa pequena península na albufeira de Castelo de Bode, no concelho de Abrantes.

A envolvência natural é muito bonita, o espelho de água refresca o ambiente e a vista de muitas casas da aldeia que se ergue na encosta fronteira.

Ao azul da água do rio Zêzere contrapõe-se o manto verde que cobre as encostas dos montes que rodeiam a albufeira.
Em particular a fila de pinheiros mansos que nos recebe desde o parque de estacionamento até à praia fluvial.

Para mim isto é um paraíso. Temos a água, a floresta envolvente, a aragem é diferente com o aroma que sentimos no ar a pinheiro e eucalipto… é muito bom.”

A opinião é de Daniel Matos que conhece bem a praia. Há mais de uma década que vive nesta zona. É estudante de Turismo e nas férias trabalha no bar da praia.

É um dos muitos equipamentos que integram a zona de lazer que foi este ano, mais uma vez, distinguida com Bandeira Azul  e Qualidade de Ouro.

O reconhecimento da qualidade e da acessibilidade resulta também das melhorias que foram efetuadas nos últimos anos. “Quando comecei a vir não havia plataforma nem a marina.
A plataforma flutuante foi implementada há 6,7 anos e marina há cinco anos.”

A plataforma flutuante para banho tem duas piscinas. Uma para adultos, outra para crianças e a água não parece ser fria.

A praia é vigiada na época balnear, algumas zonas têm areal e muitas sombras. O problema é que, por vezes, não chega para tanta gente.

Quando chega a época balnear, de Junho a Agosto, a praia costuma estar cheia. Por vezes já não há espaço para estacionar e temos de fechar o parque porque não se consegue transitar.”
Nas contas de Daniel Matos, a praia tem uma elevada afluência de estrangeiros.

Daniel Matos

“Eu arrisco-me a dizer que 50 por cento das pessoas que frequentam a praia no Verão são estrangeiros. Visitam Portugal e escolhem a Aldeia do Mato como destino.
Fiz um trabalho académico sobre a Aldeia do Mato e realizei um inquérito junto de estrangeiros que vieram aqui.

Um dos motivos, se traçarmos uma linha vertical e outra horizontal no mapa de Portugal o centro fica nesta zona. O Booking, Tripadviser… acabam por recomendar a Aldeia do Mato, as pessoas vêm e ficam encantadas em especial com as paisagens.”

A Aldeia do Mato também cativa a atenção e a vinda de turistas.
O espaço urbano fica no topo de outra colina, separada da praia fluvial por um pequeno braço de rio.

Hoje parte do horizonte é dominado pelo azul da água e o movimento de embarcações. Algumas com paragem no cais, mesmo ao lado da praia.

“Esta barragem é muito utilizada para desportos náuticos.
Tem uma área grande. 60 km de rio até à barragem.

Temos vários campeões nacionais que treinam aqui. Há escolas e aluga-se material para atividades de entretenimento aquático.”

Ao lado da praia há alojamento em bungalows de madeira.
A “central” praia fluvial da Aldeia do Mato faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *