É conhecido por sobreiro “assobiador” e é monumental. Cativa a atenção de muitos visitantes e ao final do dia dos pássaros cujos sons estão na origem da designação do Quercus suber.

Na última medição, há cerca de 4 anos, quando foi reclassificado pelo ICNF como árvore de Interesse Público, o sobreiro assobiador tinha 19 metros de altura.

Na base o perímetro do tronco ultrapassava os 6 metros e o diâmetro da copa era superior a 30 metros. Muito grande em comparação com a generalidade dos Quercus suber.

Nas ruas de Águas de Moura está a sinalizado o “Sombreiro Monumental”. Quando nos aproximamos a sua dimensão capta de imediato o nosso olhar.
Como nos diz uma vizinha o sobreiro
“dá nas vistas. É uma árvore que toda a gente gosta de parar para visitar. Há quem venha de propósito. Adultos e famílias”.

A copa é enorme. Alguns ramos estendem-se quase na vertical e por pouco os extremos não tocam no solo.
Nas proximidades há um parque infantil, alguns bancos e é visível que está bem cuidado como testemunha Antónia Santos.

“Tratam-no sempre bem. As pessoas daqui, normalmente ao final da tarde ou aos fins de semana, vão sentar-se nos bancos e costumam estar ali com as crianças. A sombra é grande e o sítio torna-se fresco.”
A área envolvente é residencial, em particular moradias.

É uma árvore quase solitária. Há cerca de duas décadas estava acompanhada de quatro centenas de exemplares que foram removidos para dar lugar à urbanização.

No entanto, marca o espaço e a comunidade local que até lhe dá vários nomes. Um é Sobreiro Assobiador devido ao som das aves que se protegem na copa. Outra designação é Sobreiro Casamenteiro, mas para namorar já foi mais utilizado. “Há 20 a 30 anos atrás foi mais, agora perdeu-se esse hábito.” No tronco há vestígios de inscrições amorosas, mas foram apagadas.

O sobreiro terá sido plantado em 1783 e há 20 anos deu 1,200 kg de cortiça que dava para mais de 100 mil rolhas para garrafas de vinho.

Sobreiro assobiador de Águas de Moura é um dos maiores e mais antigos no Mundo faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *