Todos os caminhos vão dar ao mar. Povoação, entre sete lombas pintadas de verde, encaminha o nosso olhar para a origem do nome. Faz agora 580 anos que desembarcaram aqui, na zona oriental da costa sul da ilha de S. Miguel, os primeiros povoadores dos Açores.
A vila de Povoação é uma “corrente” urbana a caminho do mar entre sete lombas, encostas enormes e verdejantes, que marcam a paisagem envolvente.
É na zona ribeirinha que mais sentimos a vida e a arquitetura tradicional.
Casas típicas açorianas, ruas com “calçada portuguesa”, o campanário da igreja de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Matriz Velha da Povoação, a servir de referência física e histórica.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público porque é a primeira igreja edificada em S. Miguel.
Foi em 1595, pouco mais de uma década após a chegada de Gonçalo Velho Cabral e da fixação dos primeiros colonizadores.
A zona ribeirinha evoca este marco histórico, em particular através de dois monumentos: o Padrão dos Descobrimentos, no Jardim Municipal, e as Portas do Povoamento.
Este monumento é mais recente. É de 2005 e evoca o local onde atracaram os primeiros povoadores, 17 anos depois da descoberta dos Açores.
A Povoação é sede de concelho e o eu ex-libris é as Furnas.
Muitos visitantes chegam aqui e não seguem um pouco mais à frente. No entanto, vale a pena ir até Povoação (fica a cerca de 60km de Ponta Delgada).
Além do espaço urbano e muitos miradouros, há ainda trilhos únicos, com cascatas e por zonas pouco marcadas pela intervenção humana.