Lúmen é um espetáculo soberbo com marionetas gigantes. Surpreende públicos em vilas e cidades, em Portugal e no estrangeiro. Hoje à noite é a vez de Bragança.
José Gil, da S.A. Marionetes tem andado nos últimos meses entre Portugal e Espanha a preparar atuações do Lúmen, “um espetáculo sem palavras.
Construímos uma história que vive apenas dos movimentos das marionetas, com a ajuda de luz. Por vezes com videomapping, mas pouco. O centro do espetáculo são as marionetas gigantes.”
As marionetas têm 5 metros de altura e os movimentos articulados, a expressão que transmitem, dão imensa graciosidade e ternura.
Como os espetáculos são à noite, os bonecos irradiam luz e concentram toda a atenção.
Houve uma preocupação estética muito grande em criar objetos cénicos que fossem mesmo muito bonitos para quem os vê de repente.”
Uma opinião que, no testemunho de José Gil, é partilhada pelo público em várias geografias: “a primeira reação é de espanto, surpresa.
Há muitos espetáculos com figuras gigantes, mas existem muito poucos com este tipo de apresentação, de visual. A luz irradia dentro deles e não há mais luz nenhuma. O que faz com que praticamente não há existam estruturas cénicas.
Há um castelo, um palácio… que serve de cenário de fundo. Para que as pessoas possam disfrutar do espetáculo e se concentrem essencialmente nas marionetas.”
A ternura e a graciosidade transmitida pelos bonecos está associada ao enredo. “É uma história de amor, entre dois seres que se encontram, que se apaixonam, dançam e também se zangam. Em paralelo há uma outra história que gostamos de transmitir que é a passagem de energia, conhecimento, simbolizada através da luz.
É por isso, que os portadores de luz levam a luz, criam a mulher e no final a mulher entrega a luz a uma criança e a luz é espalhada. Para dar origem a um novo ciclo.”
A S.A. Marionetas, uma companhia com sede em Alcobaça e que vai fazer 45 anos, aposta no Lúmen como um projeto de teatro comunitário.
Segundo José Gil, o Lúmen “É um espetáculo feito pela comunidade e não por profissionais. Há uma orientação na fase anterior, mas é o cidadão comum que está a manipular objetos de 5 metros, com uma grande responsabilidade. Normalmente nenhum marionetista da SA Marionetas ou orientadores que convidamos tocam nos bonecos.”
A S.A. Marionetas destaca cerca de 60 pessoas para cada produção do Lúmen.
Depois de atuações recentes em Espanha, esta noite é em Bragança. Dia 12 de Agosto é em Espinho.
Lúmen – uma história de amor entre marionetas gigantes que irradiam luz faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.