O Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima tem milhares de peças em exposição e a particularidade de funcionar como uma máquina no tempo. De nos fazer regressar à infância.

A coleção é infindável de brinquedos antigos e encontramos uma grande variedade, quase todos, feitos em Portugal. Da autoria de pequenos fabricantes, de estrutura familiar, a grandes empresas portuguesas que inovaram ou seguiram as tendências europeias.

Alguns destes brinquedos, por serem mais antigos, não entram na memória de alguns visitantes mais jovens, como foi o caso de Tiago Santos que estava a visitar o museu.
Embora, sejam pouco ou nada familiares, esses brinquedos também o impressionaram.

“São muito interessantes tendo em conta a época em que foram produzidos.
O material era muito escasso, os meios também e as pessoas tinham criatividade e arte para fazerem bons brinquedos.

O acervo do Museu do Brinquedo Português representa cerca de um século de produção em Portugal, até aos anos 80.
Nas estantes vemos brinquedos de madeira, papel, folha de flandres borracha e, mais recentes, de pvc. Bonecas, carros, camionetas, triciclos, instrumentos musicais, jogos de tabuleiro ou para brincar na rua.

Um sem fim de brinquedos que criam um enorme painel de formas e cores e mostram também a evolução do gosto, de traços culturais e da indústria do brinquedo.

É, por isso, um espaço que tem a virtude de despertar o mesmo tipo de emoções em pessoas de diferentes gerações. Parte da visita que fiz teve a companhia de uma avó e de um neto. Fiquei com a ideia de que quem tirou mais prazer da visita foi a avó.
“Talvez pelos brinquedos lembrarem tempos antigos, quando fui criança.. Os brinquedos fazem-nos reviver. Os carrinhos, as bonecas, a até a parte militar.

Adorei. Gostei imenso e recomendo a quem venha a Ponte de Lima. Nunca estive aqui e vim agora por causa do neto e vou embora tão contente como ele.”

Para quem gosta em particular de modelismo de comboios tem uma sala com uma pista enorme que recria uma estação de comboios no Reino Unido.
Em exposição está também um conjunto fabricado em Portugal com os comboios a circularem entre vários monumentos nacionais.

No exterior há ainda um jardim onde os mais novos podem brincar ou toda a família passear no parque do Arnado.

O Museu do Brinquedo Português está instalado num edifício – Casa do Arnado – com um enquadramento paisagístico espetacular, num dos extremos da ponte romana e medieval, na margem direita do rio Lima.

O regresso à infância no Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *