A Serra das Mesas e a Serra da Porra pertencem à Malcata. Por motivos vários, essencialmente devido à morfologia de cada uma delas, são conhecidas como se tivessem identidade própria.
Serra da Porra

Serra da Porra
Serra da Porra

Começamos pela Serra da Porra que nos é detalhada por Honorato Neves um apaixonado e profundo conhecedor da etnografia da região.
Estamos no alto da Meimoa, num miradouro, virados para uma elevação em forma de cone que está em frente.

Honorato Neves
Honorato Neves

Na memória de Honorato Neves desde pequeno que sempre ouviu chamar Serra da Porra. “Não se sabe a origem mas é o nome que o povo lhe dá. Na cartografia está como Serra do Porrete”.

Miradouro para a serra da Porra e a Malcata
Miradouro para a serra da Porra e a Malcata

A vista do miradouro alcança mais elevações. A Malcata enche o horizonte com montes muito altos e a Serra da Porra é vizinha da Meimoa “e parte integra a Reserva Natural da Serra da Malcata.”

Mapa da Reserva da Malcata que abrange parte das serras da Porra e das Mesas
Mapa da Reserva da Malcata que abrange parte das serras da Porra e das Mesas

No passado, não muito distante, o verde dos pinhais não era tão dominante devido ao cultivo de cereais. “A serra era toda cultivada até ao talefe que está no alto. Predominavam o centeio. Toda a gente lavrava. O outro aproveitamento era do mato para o Ti Zé Pequeno fazer carvão para as braseiras. Era o chamado borralho. Ainda hoje chamam à família dele “os borralhos”.
site_meimoa_serra_porra_DSCF9958Outra alteração que Honorato Neves refere é a modificações dos cursos de água. Nas visitas frequentes que faz à serra diz que a mudança é muito grande e deveu-se à introdução de novas culturas.

Serra das Mesas
site_serra_mesas_3Na Serra das Mesas a água é também um elemento natural relevante porque é onde nasce o rio Côa. A nascente está referenciada a mais de 1.200 metros de altura, no alto de uma encosta granítica.
site_coa_DSCF1319O fio de água, que depois só voltamos a ver próximo de Foios, está mesmo ao lado das “mesas”.
São pedaços de granito com forma cúbica e com brechas entre eles com mais de um metro de altura e que lhes dá uma forma parecida com uma mesa.
site_serra_mesas_1Mais ainda porque a parte superior é muito lisa, devido à erosão e assemelham-se ao tampo das mesas.
site_serra_mesas_DSCF1326Aqui encontra excertos de um estudo sobre a morfologia granítica na Serra das Mesas e contributos de Victor Clamote para uma melhor perceção da Serra das Mesas.

Vista para Foios
Vista para Foios

Do alto da serra vê-se Foios e logo ali ao lado está Navasfrias, no lado espanhol. A serra das Mesas funcionava como ponto de observação para os contrabandistas.
site_serra_mesas_contrabando_2362Era ali que às escondidas juntavam o café para o carrego durante a noite. José Maria fez contrabando desde miúdo e “várias vezes ao dia cada um levava cinco quilos de cada até à Serra das Mesas.

José Maria
José Maria

Ao anoitecer escondíamos o café debaixo de uma lata e durante a noite partíamos com o carrego.”
site_serra_mesas_2387Hoje, como diz José Leal, que também vive em Foios, “os caminhos do contrabando para a serra das Mesas são os trilhos para caminhadas que terminam em convívio, com uma merenda na serra”.

As serras vizinhas da Porra e das Mesas faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Ver Roteiros no concelho de Sabugal

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *