O resultado é muito feliz. Uma obra da natureza e da criatividade humana que conciliou um lago, uma paisagem com horizontes rasgados entre serras e um baloiço para apreciar a vista ao som do vento. É o lobo que deu o nome à aldeia, Pena Lobo, no concelho de Sabugal

No alto de uma encosta, entre rochedos, a moldura metálica retrata a cabeça de um lobo e vê-se de muito longe.

O baloiço está suspenso na estrutura metálica, na cabeça do lobo. A vista abrange toda a aldeia e alarga-se por uma vastidão de serras.

Conta Manuel Joaquim Soares, residente em Pena Lobo, que o lobo tem muitas visitas. “Aos fins de semana está cheio de gente. Vem malta de muitos lados. Tem uma bonita paisagem. Da serra da Estrela até à serra da Gardunha.

E toma banho lá em cima. Não sei se a água está quente. Normalmente a água está a boa temperatura. Este ano já lá fui tomar banho duas vezes.”

Conversei com Manuel Joaquim Soares na zona urbana de Pena Lobo, vigiada pelo lobo.

No meio da aldeia observa-se o baloiço e a moldura metálica, mas estamos longe de imaginar o enquadramento natural, com o lago de água escondido no regaço da serra. “É um miradouro natural e tem um lago, fizeram uma praia pequena. É água de nascente, água limpa. Pode nadar e beber.”

O lago está rodeado de um areal, faz parte da zona de lazer do Mosqueiro. Próximo dos chapéus de colmo tem uma excelente vista, mas é melhor a do baloiço que fica num morro com muitas pedras, um pouco mais acima.

Com o lobo a espreitar para a aldeia, tal como há muitas décadas atrás. “Antigamente havia muitos. Quando eu era criança os lobos entravam na aldeia.”

Manuel Joaquim Soares tem 76 anos de idade. Parte da sua vida foi em França, seguiu a rota da emigração, como muitos outros conterrâneos, “a maior parte. Eu passei 40 anos em Paris.”

A emigração é menor, mas ainda não estancou, “ainda há, mas é pouca. Destas aldeias, Pena Lobo é a que ainda está menos mal.”
A agricultura continua a ser a principal atividade e o recorte de pequenas hortas revela a forte economia de subsistência.

Pena Lobo terá pouco mais de uma centena de residentes permanentes e fica a cerca de 15 km do Sabugal, a sede de concelho. São fáceis os acessos rodoviários.

O baloiço do lobo em Pena Lobo faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Roteiro no concelho de Sabugal:

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *