É um passeio agradável, fácil e relaxante. Caminhar no meio da natureza, em particular junto à ria de Alvor. Pelos sapais, entre pequenas lagoas e com sinais de uma enorme biodiversidade.

O passadiço leva-nos para o meio de uma vasta área que faz a transição entre o meio marítimo e terrestre. 
Deixamos para trás a encosta onde sobressai o casario de Alvor e o horizonte é preenchido maioritariamente pela ria. Mais próximo de nós o nível da água é muito baixo e vemos em pormenor plantas, peixes…

“As plantas estão expostas em função da salinidade. Quanto mais acima, menor exposição. Cada planta está associada a um animal. Quando a maré estava a subir vi alguns maçaricos a comer no meio das plantas. Deviam estar a comer crustáceos. Agora as garças devem andar atrás destes peixes qua andam aqui com os caranguejos.”

Tive a sorte de encontrar Jorge Alves que estava a passear com um grupo de amigos. Ele é biólogo e ajudou-me a descobrir como a ria funciona como uma maternidade e abrigo para muitas espécies marinhas.
Por outro lado, na pérgola dos passadiços de Alvor podemos observar em detalhe o ecossistema e as várias espécies de aves.


“Em particular se for ao amanhecer ou ao anoitecer. Também quando do período de nidificação.”
A observação de aves é mais interessante no início de Outono quando da migração do Norte da Europa para África.

Na Primavera é igualmente interessante quando o tempo está mais ameno porque o percurso é de 6km, praticamente sem sombra, entre a ria de Alvor e a Praia dos Três Irmãos.

Outro critério relevante é escolher com a maré a encher. A paisagem varia muito consoante a maré e, por isso, o trilho tem o nome oficial de Ao Sabor da Maré.

O trajecto é plano e fácil. Nas dunas junto ao mar ou no sapal a acompanhar a ria de Alvor.
O percurso é circular e há vários pontos de acesso com parques de estacionamento.

Podemos encurtar ou alongar por extensões que nos levam à descoberta de outros espaços.
Além da vista para Alvor é igualmente interessante caminhar no porto de Alvor e ver os barcos e instrumentos de pesca.

O alvor da natureza ao Sabor da Maré nos passadiços de Alvor faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *