Um passeio a pé ou de bicicleta entre Vila Real de Santo António e Castro Marim, ao lado de sapais e de um dos mais interessantes ecossistemas desta região algarvia onde se destacam aves e salinas. Ao final do dia é o pôr do sol que dá outro encanto à paisagem.
Uma pista pedonal e ciclável acompanha a estrada e uma parte dos sapais que estão integrados na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Foi a primeira reserva natural em Portugal, criada em 1975.
É uma longa planície, muitas vezes marcada pelas linhas geométricas dos talhos das salinas.
A água de braços do rio Guadiana alarga-se por uma vasta área que é refúgio de várias espécies de aves. O pernilongo é uma das mais frequentes e é o símbolo da reserva.
Em algumas épocas também é frequente vermos flamingos. “Além de flamingos há cegonhas, patos… Normalmente há mais nesta zona”.
A descrição é de Cassiana Viegas e Leonor Pires que na altura faziam uma caminhada depois das aulas na Escola Secundária de Vila Real de Santo António.
Regressavam a Castro Marim e nos últimos tempos ganharam o hábito de fazer o percurso a pé. “Demoramos cerca de 40 minutos até chegarmos a casa”
A distância é de cerca de 4,5km e a ecopista é muito utilizada por turistas, a pé ou de bicicleta. É grande o fluxo de gente nos dois sentidos e o testemunho das duas estudantes confirma o que vi em alguns dias: “eles gostam muito de andar aqui.
Caminhar, correr… costumam ir até ao castelo ou ao forte em castro Marim. Outros param só para tirar fotografias”.
No preciso momento em que Cassiana falava, parou um carro com turistas na berma para fotografarem os flamingos.
Muitos dos turistas fazem o percurso na ecopista e vão até ao castelo de Castro Marim. Foi aí que encontrei Wuil e Hans. Aproveitaram para ter uma vista de conjunto da paisagem dos sapais e da reserva natural no alto das muralhas.
“Muito bonita a vista. Viemos de bicicleta e vimos os flamingos na água. Foi também muito bonito.”
No mesmo local onde Hans viu os flamingos, na viagem de regresso, pode contemplar o pôr do sol, com tons alaranjados a refletirem-se na água. Outro cenário que é procurado para fotografia.
Há percursos pelo interior dos sapais e visitas às salinas. Em alguns podemos assistir à extração do sal feita de forma tradicional e o sal é vendido sem qualquer tratamento.
A extração de sal é a principal actividade económica na reserva natural.
As salinas são também um abrigo para várias espécies de aves.
No castelo e no Revelim de Santo António, em Castro Marim, por vezes conseguimos ver os bandos a voar na vasta área da reserva natural.
Um passeio ao lado dos sapais da Reserva de Castro Marim e Vila Real de Santo António faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.