O Covão do Boi e o santuário da Senhora da Estrela são uma surpresa para muitos visitantes da serra da Estrela. A romaria anual é no segundo domingo do mês de Agosto e, desta vez, a escultura no meio das rochas não passa despercebida.

O Covão do Boi fica ao lado da estrada EN 339, faz a ligação à Torre e, para muitos visitantes, é uma visita imprevista.

O lugar não é dos mais conhecidos e, frequentemente, “é a primeira vez que vimos. Olhamos para o lado, vimos a imagem e decidimos parar.”
Ana Teixeira e Pedro Marques fizeram o que é mais comum: veem carros parados no pequeno parqueamento, espreitam para a encosta e no meio de um bloco granítico ergue-se a imagem da Senhora da Boa Estrela, a padroeira dos pastores.

Tem mais de sete metros de altura e está esculpida no meio da rocha.
“É espetacular. No meio da serra, é muito bonito!” Pedro acrescenta que já passou várias vezes por aqui, “não sabia da existência do santuário e, por isso, não esperava encontrar a imagem esculpida daquela maneira na rocha de granito.”

A imagem, um baixo relevo, é acompanhado de dois pastores, cada um com um cajado, e duas ovelhas. O manto da padroeira dos pastores protege os dois homens que estão ajoelhados.
O tom cinzento das imagens é mais claro que a rocha de granito que no alto tem uma cruz.

O conjunto escultórico está virado de frente para a estrada, (40.322505, -7.6038359) e oferece uma vista singular. Nunca tinha visto um santuário numa rocha”
Da berma da estrada há acesso ao santuário. Descemos até ao covão e, pouco depois, segue-se uma escadaria construída nas rochas.


Próximo das imagens foi improvisado um pequeno altar na pedra onde colocam velas e flores.
Por vezes, quem estaciona na berma da estrada aproveita para ir ver de perto. Não foi o caso de Ana e Pedro. “Está a ficar fresco. Fica para uma próxima oportunidade.”

O ar fresco não admira. Estamos a cerca de 1.800 metros de altitude. Um dos sinais da animosidade do clima é a vegetação rasteira entre pedras de granito.

Destacam-se ainda muitas colunas graníticas arredondadas. Segundo um cartaz afixado na berma da estrada, têm um diâmetro de 2 a 5 metros e 4 a 8 metros de altura.

A forma arredondada deve-se à erosão. As colunas são também conhecidas como queijeiras por se assemelharem à forma do queijo da serra da Estrela.
O santuário tem uma tradição recente. Foi uma iniciativa de um padre em 1940 que viu concretizado o seu objetivo em 1946, quando da inauguração da estátua.

Este domingo vamos à romaria da Senhora da Boa Estrela no Covão do Boi faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *