Diz o ditado popular que só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja, mas aqui, não. É ao contrário. Vale a pena subir (é quase escalar!) o monte e ir ao miradouro ver a paisagem vinhateira a encantar o Douro.
A altitude é de 384 metros. Não é muito alto, mas temos uma vista de quase 360 graus. O miradouro fica ao lado da capela de Santa Bárbara, num pequeno adro de terra batida, em Vale de Figueira, concelho de S. João da Pesqueira.
Num dos lados estamos junto à vinha que nos faz escorregar o olhar num longo e inclinado declive, até um suave braço de rio.
“Antigamente era uma ribeira, tinha uma extensão muito grande e o rio Douro apanhou os terrenos que eram da ribeira”, diz-me Samuel Sequeira que viveu na aldeia ao fundo do monte, em São Xisto.
Agora parece uma pequena lagoa com ligação ao rio. Uma quinta aproveitou a calma do rio e uma casa rodeada de palmeiras apoderou-se de um braço de terra para se banhar com o Douro.
O rio segue o seu percurso, indiferente à lagoa, e esconde-se num percurso sinuoso pelo meio de um vale estreito.
Na margem sul abunda a vinha. Os socalcos, os vários traços da vinha, circulares ou alinhados na vertical, riscam as encostas, como também os inúmeros caminhos de terra batida.
É uma paisagem fortemente humanizada. Na margem contrária o homem não conseguiu intervir de forma tão profunda. Os montes são áridos, de escarpas de granito, decorados com alguns carrascos. No sopé, a acompanhar o rio, segue a linha férrea que vamos ver do outro lado do miradouro, na Ferradosa, e que pouco depois atravessa o rio. A ponte metálica destaca-se facilmente na paisagem. É próximo de São Xisto, a terra natal de Samuel Sequeira. Ele ainda se lembra da procissão a Santa Bárbara, na festa anual em finais de Maio, e da difícil subida a pé.
“A vista agora está mais bonita. Antigamente ia-se a pé, mas agora tem uma estrada que chega lá em cima”.
A capela remonta a 1746 e foi profundamente reformulada no século passado. É pequena e destaca-se a torre sineira, com o sino, e três cruzes viradas para o céu para Santa Bárbara acalmar os trovões.
O bonito miradouro de Santa Bárbara e do Douro faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: