A praia Fluvial de Fornelos é uma piscina natural resultante de um açude que trava as águas do Rio Aguilhão.
Lençóis de relva acompanham o percurso da água e todo o espaço está cuidado e com equipamentos de apoio.
Nos dias de calor é um refúgio para as gentes do Marão, desde Vila Real a Santa Marta de Penaguião, que procuram a frescura da água. Alguns juntam também o farnel e a praia é também um local de convívio, em particular ao fim de semana. São novas rotinas numa região com tradição rural e onde domina a vinha.
Aloísio Fonseca nasceu em Fornelos (e quando era jovem nadava na água do rio e também pescava) e lembra-se do rio apenas com o açude. A praia fluvial é mais recente. Foi criada em 1998 e fica no concelho de Santa Marta de Penaguião. Duas pontes sobre o rio fazem a ligação entre Fornelos e Louredo.
Uma das pontes, onde começa a praia fluvial, é feita de xisto e granito e simboliza o bonito enquadramento natural. São também as marcas do Marão. O granito nas encostas altas e inclinadas com muitos pinheiros. Por outro lado, o xisto e a vinha do Alto Douro.
Num passado não muito distante a paisagem tinha uma outra marca também resultante da intervenção humana e que se foi perdendo com a desertificação – extensas plantações de milho que eram irrigadas com a água do rio Aguilhão através de sucessivos açudes. Um deles é o que está na origem da praia fluvial
A principal atividade económica agora é a vinha e podemos testemunhar isso num passeio a Fornelos e Louredo que têm um interessante património histórico.
A começar pelo forno cerâmico romano que está mesmo ao lado da praia fluvial, junto ao parque de estacionamento.
Terá sido este forno que esteve na origem do nome de Fornelos. No forno cerâmico os romanos coziam blocos e telhas para a construção civil. Terá estado em atividade até ao século IV. Os vestígios arqueológicos são fáceis de detetar porque têm uma cobertura em madeira para proteção da chuva.
No património da União de Freguesias de Louredo e Fornelos destacam-se ainda as duas igrejas. São de granito, pintadas de branco e sobressaem na paisagem, essencialmente a de Louredo que está no alto de uma encosta e rodeada de árvores. É um excelente miradouro. A igreja é do século XVIII e no interior tem uma imagem da padroeira, Nossa Senhora da Purificação, que é do século XV.
A igreja paroquial de Fornelos também é do século XVIII, tem um ar altivo no meio da aldeia e o interior tem forte influência do barroco na talha dourada.
A praia fluvial de Fornelos faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: