A Casa da Vila fica no centro histórico de Vinhais e alberga o Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho. No entanto, tem uma história que vai muito para além da função que desempenha actualmente.
A casa pertencia ao tenente Horácio Assis Gonçalves, secretario particular de Oliveira Salazar. Por outro lado, tem a particularidade de o edifício ter sido construído em cima das antigas muralhas do castelo.
Mais tarde foi comprando terrenos e criou o jardim que pode ser visitado.Tem uma excelente vista para a paisagem transmontana. Utiliza as muralhas como limite, tem várias construções em pedra, painéis de azulejos e uma fonte.
No Jardim há um caminho para a bonita capela de Nossa Senhora da Conceição que foi construída na torre sul do castelo.
A casa foi construída em 1930 e é interessante ver como tiraram partido das muralhas do castelo. Uma parte as muralhas servem de suporte. Noutros compartimentos as muralhas servem de parede.
O aproveitamento das muralhas como parede é interessante. A largura da estrutura permitiu construir um forno de lenha e clarabóia com grande profundidade.
O tenente Horácio Assis Gonçalves nasceu em Vinhais em 1880. Estudou direito em Coimbra e fez parte do conjunto de oficiais de baixa patente – o tenentismo – que teve forte influência no Estado Novo. Além de secretario particular de Salazar, o tenente foi ainda Governador Civil em Vila Real e escreveu várias obras de cariz militar e sobre as suas relações com o Presidente do Conselho de Ministros.
A casa foi recuperada há duas décadas pela Câmara Municipal de Vinhais e funciona como Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho.
A exposição permanente é sobre Vinhais e o Parque. Há muita informação multimédia sobre a fauna e a flora da região. O espaço é também utilizado para exposições temporárias.
A Casa da Vila está no interior da zona muralhada e onde ainda há vestígios da fortificação construída no final do século XIII e profundamente reformulada no século XV. As muralhas e o castelo sofreram no entanto uma profunda degradação e algumas casas particulares ficaram endossadas aos muros.
O que restou do castelo e da muralha foi declarado Imóvel de Interesse Público em 1947, pouco mais de uma década após a construção da casa do tenente Horácio Assis Gonçalves.
Casa da Vila e em cima das muralhas do castelo de Vinhais faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Casa da Vila e em cima das muralhas do castelo de Vinhais, pode ouvir aqui.