Desde a inauguração do caminho de ferro em Portugal que praticamente todas as estações apresentavam uma pequena área ajardinada.
“Estações floridas” foi o nome dado ao concurso instituído em 1941, no tempo do Estado Novo, pelos Serviços de Turismo do SPN-Secretariado da Propaganda Nacional que, em 1944, passou a intitular-se SNI-Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo.
O objetivo era “estimular o bom gosto na ornamentação floral das estações dos nossos caminhos de ferro e revelar aos turistas estrangeiros um aspeto bem caraterístico do nosso temperamento artístico e do nosso proverbial bom gosto”.
A partir de 1948 passaram a ser colocadas placas cerâmicas nos alçados dos edifícios das estações premiadas, com indicação do ano e posição no concurso. Essas placas foram concebidas pelo pintor Carlos Botelho e produzidas na Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego.
A Estação de Macinhata do Vouga tem várias áreas relvadas e foi agraciada com o 3º Prémio em 1960 e com três diplomas com Menções Honrosas em 1985 (3º Prémio), 1987 (4º Prémio) e 1988 (4º Prémio).
Ilustração do 1º Prémio: Desenho polícromo realizado a lápis de cor por Carlos Botelho (1899-1982). Composição constituída por uma cartela de cantos enrolados e, ao centro, uma reserva oval onde se insere a inscrição com o tipo de prémio e o ano correspondente.
Fonte: “Correspondência relativa ao Concurso “Estações Floridas” / Torre do Tombo
Ilustração do 3º Prémio – Placas cerâmicas concebidas para serem colocadas nos edifícios de passageiros das estações galardoadas com os prémios atribuídos às Estações Floridas. Estes troféus foram produzidos na fábrica de cerâmica Viúva Lamego. O concurso não se realiza há várias décadas.
“Jardim histórico” – Um jardim histórico é uma composição arquitetónica e vegetal, um espaço planeado que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público.
A denominação de jardim histórico aplica-se tanto a pequenos jardins como aos grandes parques. Como tal, é considerado um Monumento*. (in “Carta de Florença sobre a salvaguarda de jardins históricos”. ICOMOS, Florença, 21 de maio de 1981).
“Jardim da Estação” – Pequena área ajardinada, geralmente situada na plataforma de passageiros, perto do edifício de passageiros e do das instalações sanitárias, muitas vezes o único elemento da natureza existente na paisagem ferroviária.
O “jardim da estação” é um dos elementos do património histórico e cultural ferroviário, pelo que se considera um jardim histórico.
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