Desde a inauguração do caminho de ferro em Portugal que praticamente todas as estações apresentavam uma pequena área ajardinada.

“Estações floridas” foi o nome dado ao concurso instituído em 1941, no tempo do Estado Novo, pelos Serviços de Turismo do SPN-Secretariado da Propaganda Nacional que, em 1944, passou a intitular-se SNI-Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo.

Estação de Macinhata do Vouga. Fotografia de família

O objetivo era “estimular o bom gosto na ornamentação floral das estações dos nossos caminhos de ferro e revelar aos turistas estrangeiros um aspeto bem caraterístico do nosso temperamento artístico e do nosso proverbial bom gosto”.

A partir de 1948 passaram a ser colocadas placas cerâmicas nos alçados dos edifícios das estações premiadas, com indicação do ano e posição no concurso. Essas placas foram concebidas pelo pintor Carlos Botelho e produzidas na Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego.

A Estação de Macinhata do Vouga tem várias áreas relvadas e foi agraciada com o 3º Prémio em 1960 e com três diplomas com Menções Honrosas em 1985 (3º Prémio), 1987 (4º Prémio) e 1988 (4º Prémio).

Ilustração do 1º Prémio: Desenho polícromo realizado a lápis de cor por Carlos Botelho (1899-1982). Composição constituída por uma cartela de cantos enrolados e, ao centro, uma reserva oval onde se insere a inscrição com o tipo de prémio e o ano correspondente.
Fonte: “Correspondência relativa ao Concurso “Estações Floridas” / Torre do Tombo

Ilustração do 3º Prémio – Placas cerâmicas concebidas para serem colocadas nos edifícios de passageiros das estações galardoadas com os prémios atribuídos às Estações Floridas. Estes troféus foram produzidos na fábrica de cerâmica Viúva Lamego. O concurso não se realiza há várias décadas.

“Jardim histórico” – Um jardim histórico é uma composição arquitetónica e vegetal, um espaço planeado que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público.

Estação de Paços de Brandão © Acervo Infraestruturas de Portugal – João Salgueiro Bravo

A denominação de jardim histórico aplica-se tanto a pequenos jardins como aos grandes parques. Como tal, é considerado um Monumento*. (in “Carta de Florença sobre a salvaguarda de jardins históricos”. ICOMOS, Florença, 21 de maio de 1981).

Estação de Paços de Brandão © Acervo Infraestruturas de Portugal – João Salgueiro Bravo

“Jardim da Estação” – Pequena área ajardinada, geralmente situada na plataforma de passageiros, perto do edifício de passageiros e do das instalações sanitárias, muitas vezes o único elemento da natureza existente na paisagem ferroviária.

O “jardim da estação” é um dos elementos do património histórico e cultural ferroviário, pelo que se considera um jardim histórico.

Estação de Macinhata do Vouga
Estação de S. João da Madeira
Estação de S. João da Madeira
Estação de Sernada do Vouga
Estação de Rio Meão
Estação de Pinheiro da Bemposta
Estação de Eirol ©Emília Pires

Regressar a Linha do Vouga – uma visita virtual

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