Estamos a mais de mil metros de altitude na serra da Gardunha. Rodeados de um anel de escarpas e rochedos e uma das aberturas é para o baloiço e a enorme vista para o planalto. A graciosidade do balouçar rompe com o ambiente rude e selvagem do Castelo Velho.

Enquanto balouçamos a vista percorre Monsanto, a barragem de Santa Águeda e depois uma sucessão de serras. “É uma vista incrível. Bastante extensa. Vê-se Louriçal do Campo lá em baixo e depois várias zonas. É uma vista bastante interessante.”
A opinião é de Raquel Martins que vive em Idanha-a-Nova depois de ter estado longos minutos a saborear a paisagem no balouço. Foi ao balouço do Castelo Velho depois de ter visto várias referências e fotografias nas redes sociais.

A Junta de Freguesia de Louriçal do Campo foi quem construiu o baloiço. É no lugar de um antigo castro e com formações geológicas interessantes, como por exemplo a Cabeça do Galo, que olha da crista da serra, com ar desconfiado e em pose instável para os visitantes.

O miradouro natural ganhou nova vida com o baloiço e Inês e André, que fizeram uma longa caminhada, ficaram surpreendidos com tantos carros a galgar a serra num caminho de terra batida que oferece uma vista surpreendente.

“Dá para ter uma visão geral do panorama da serra.” Ao longo da caminhada a paisagem varia, “por exemplo no baloiço tem uma vista mais para a zona de Castelo Branco e vê-se a barragem de Santa Águeda. Do miradouro mais abaixo consegue-se ver as serras para Norte e Oeste.”

Inês e André

Deste miradouro até ao Castelo Velho, às rochas da Crista do Galo, temos uma subida íngreme.  miradouro do Castelo Velho que tem uma excelente vista para o planalto. Fica um pouco abaixo do baloiço e da Cabeça do Galo e a subida é ingreme. Diz a Raquel que “custa um bocadinho mas vale a pena” e aos amigos vai contar que “que vale a pena visitar, tem uma vista incrível”

Com pouca gente ou mesmo sem ninguém, é a forma mais agradável de usufruir do baloiço e do enquadramento natural. Inês e André tiveram essa sorte quando chegaram à hora de almoço. “Sim, é engraçado. E conseguimos andar os dois ao mesmo tempo.”

Protegidos pela crista do Galo e do Castelo Velho e corporizando o significado de Gardunha cuja origem é de uma palavra árabe que significa refúgio.

© João Serra

A juntar ao balouço, outra novidade é a Pasteleira da Gardunha. Está um pouco mais abaixo, junto ao Parque das Merendas.

Com algum cuidado pode-se chegar de carro próximo do alto do Castelo Velho onde se encontra o balouço.

Ver Roteiro no concelho de Castelo Branco

Baloiçar no Castelo Velho da serra da Gardunha faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *