A estátua do Cristo Redentor, no morro Corcovado, no Rio de Janeiro, é um dos símbolos do Brasil e foi adotado por muitos portugueses.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro
Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Encontramos imagens semelhantes em regiões portuguesas de forte emigração para o Brasil e, claro, o Cristo Rei em Lisboa. site_cristo_rei_DSCF4558Foi uma iniciativa do cardeal Cerejeira inspirada numa visita ao Rio de janeiro em 1934. Esta relação faz com que muitos brasileiros visitem o Cristo rei em Almada.

É o caso de Gustavo Santos, que gosta mais da estátua do Rio de Janeiro, “o Corcovado. Está num ponto mais alto. site_cristorei_nevoeiro1d_pbÉ menor do que o de Lisboa mas, como está a 706 metros do pico, fica mais bonito. A vista também é mais bonita. Os dois são muito de grande beleza. Lisboa tem ainda a ponte 25 de Abril que é bastante bonita com o rio Tejo.”
site_ponte25a_hdr4A presença do Cristo Rei a abraçar o Tejo e Lisboa e as semelhanças com o Cristo Redentor trazem de imediato a lembrança do Brasil. “É inesquecível, não tem como não lembrar. Nós vivemos no outro lado do rio, na Ajuda, em Belém. Vemos ele de casa. É a primeira vez que estou aqui. site_cristo_rei_lisboa_hdrMas quando estou a entrar em casa olho para trás e vejo o Cristo Rei.”
Pelo interior do país há várias réplicas do Cristo Rei de Lisboa ou do Rio de Janeiro.

Cristo Rei na serra da Marofa
Cristo Rei na serra da Marofa

O abraço do Cristo Rei de Lisboa é parecido com o da estátua que está a aquase mil metros de altitude na serra da Marofa, num santuário construído em meados do século passado. O Cristo Rei da Marofa tem 6 metros de altura é de granito e está de braços abertos para Figueira de Castelo Rodrigo.

Igreja no Santuário do Cristo Rei em Almada
Igreja no Santuário do Cristo Rei em Almada

No concelho de Tarouca há outro santuário com um Cristo rei no topo de um monte. Também a quase mil metros de altitude. A maior diferença é que não tem os braços abertos. Tem uma excelente vista para a cidade de Tarouca e alcança ainda as regiões de Lamego e Vila Real.

Infias, concelho de Fornos de Algodres
Infias, concelho de Fornos de Algodres

Em Vilar Seco, no concelho de Nelas, a estátua tem 2,5 metros de altura e está assente numa coluna com a mesma altura.

Cristo Rei em Cabanas de Viriato
Cristo Rei em Cabanas de Viriato

Não muito longe, em Cabanas de Viriato, a terra natal de Aristides de Sousa Mendes, foi o próprio cônsul que mandou construir um Cristo Rei. Está próximo da casa da família e a estátua foi transportada em blocos, a partir de Lovaina, na Bélgica, em 1933.
site_cristo_rei_9120A lista é numerosa. Há, por exemplo, estátuas na Pampilhosa da Serra, Miranda do Corvo, Paços de Ferreira, e em Oleiros que foi inaugurada em 2014. A estátua é granito e tem 5 metros de altura. Segundo o autor, é uma síntese entre o Cristo Rei de Almada e o Corcovado no Rio de Janeiro.
Falta referir mais três exemplos.

Cristo Rei em Vila Cova à Coelheira
Cristo Rei em Vila Cova à Coelheira

Um é em Vila Cova à Coelheira, no concelho de Vila Nova de Paiva. A obra, de grandes dimensões no alto da torre do relógio da igreja, foi feita há cerca de 50 anos com o contributo de emigrantes residentes principalmente em São João de Meriti e Duque de Caxias.

Igreja de Pendilhe
Igreja de Pendilhe

No mesmo concelho, em Pendilhe, na torre da igreja há uma santa, Nossa Senhora da Assunção, com pose igual à do Cristo Rei.
Por último, de referir que o primeiro Cristo Rei construído em Portugal foi na Madeira, na ponta do Garajau. A estátua tem 14 metros de altura, tem igualmente os braços abertos e a inauguração foi em 1927, anterior à do Corcovado que foi em 1931.

Gustavo Santos e a mulher na varanda do Cristo Rei
Gustavo Santos e a mulher na varanda do Cristo Rei

A estátua que abraça Portugal e Brasil faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *