Os bordados de Nisa são muito afamados e alguns até vestem rainhas. É o caso de Letícia. A rainha de Espanha tem uma das capas de arte aplicada em feltro que são muito conhecidas no estrangeiro. Antes as capas e cobertores eram exportados quase em exclusivo para os EUA. Agora a maior parte vai para Itália.

É um património de Nisa e está certificada. As peças são feitas em feltro sobre feltro, todo cozido e cortado. Exige muito trabalho. Todo o processo é manual e antigamente as pessoas aplicavam um papel.

Peças de arte aplicada em feltro
Peças de arte aplicada em feltro

Esta arte é utilizada na produção de uma grande diversidade de peças. Além das capas e cobertores fazem também saias de Camila, cortinados, colchas, almofadas… As pessoas podem encomendar o que quiserem.

Arte aplicada em feltro
Arte aplicada em feltro

Antes as capas e cobertores eram exportados quase em exclusivo para os EUA. Agora a maior parte vai para Itália, como também tapetes.

Arte aplicada em feltro
Arte aplicada em feltro

Há duas casas especializadas e há mulheres que fazem de modo complementar à sua profissão. Algumas artesãs têm grande reputação internacional e produzem peças com design moderno.

Bordado de Nisa
Bordado de Nisa

Outra arte que se destaca é o chamado Bordado de Nisa. É feito em feltro, preto ou branco. Sempre com cores matizadas para dar realce. Predomina o ponto cadeia. Com este bordado produzem colchas, quadros, painéis e os mais conhecidas são enxarpes e os xailes de Nisa. Os feitos em feltro preto são muito usados por fadistas.

Bordado de Nisa
Bordado de Nisa

Os xailes são muito coloridos e sempre com desenhos de flores. O xaile pertence ao traje tradicional de Nisa e este é um dos motivos porque este tipo de bordado era ensinado desde muito cedo às raparigas.

Bordado de Nisa em painel
Bordado de Nisa em painel

Isabel Pinheiro, cuja família tem uma loja de artesanato em Nisa, começou a aprender aos quatro anos de idade. Aprendeu com uma mestre. A mãe levou-a a aprender mais as irmãs ao antigo “asilo” onde estavam as senhoras que transmitiam o conhecido e a experiência.

Bordado de Nisa
Bordado de Nisa

Esta é uma prática que entrou em desuso. Hoje bordado é feito apenas por pessoas com mais de 50 anos. A maior parte faz para uso doméstico. Pouca gente produz para venda.
Em Nisa pode ver os bordados em lojas, na casa de artesãs ou no Museu do Bordado e do Barro que fica no centro histórico.

Foto no Núcleo do Bordado
Foto no Núcleo do Bordado

Há ainda o Núcleo do Bordado que funciona numa casa tradicional. Estão em exposição peças bordadas e muitas fotografias das bordadeiras sentadas à porta de casa. Esta era uma prática muito usual há algumas décadas atrás.

Foto no Núcleo do Bordado
Foto no Núcleo do Bordado

Eram as jovens que faziam o seu enxoval, a chamada cama da noiva, com colchas, cobertores, lençóis, toalhas… Outras mulheres aprendiam cedo com as bordadeiras para obterem algum rendimento económico. Estas práticas fizeram dos bordados de Nisa uma arte popular.

Isabel Pinheiro com a mãe, dona da loja de artesanato
Isabel Pinheiro com a mãe, dona da loja de artesanato

Bordado de Nisa para fadista faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *