Cascata Pedra da Ferida

A Cascata da Pedra da Ferida tem cerca de 25 metros de altura e fica na Serra do Espinhal, no concelho de Penela.


Segundo Joana Forte, do Turismo de Penela, a cascata tem água todo o ano. Os visitantes podem acompanhar parte do curso da ribeira da Azenha num percurso pedestre. É num ambiente agreste e selvagem com a água a criar pequenos poços e depois a seguir calmamente o seu caminho pelas entranhas da serra.
site_pedra_feridaA ribeira da Azenha passa por um leito de rochas duras. A pedra escura aumenta o contraste com a espuma branca da água e com o verde exuberante da vegetação. É também nesta combinação de cores que encontramos a origem do nome singular de “Pedra da Ferida”.

site_pedra_ferida1_hdrAinda na explicação de Joana Fonte, o nome resulta da interpretação do povo local, de um fenómeno natural designado de intemperismo por oxidação. As rochas, ricas em ferro, alteram a sua tonalidade, quando em contacto prolongado com o oxigénio presente na água. site_pedra_ferida_1927É este o motivo porque ficam avermelhadas e o povo associa à “ferida”. Há mesmo um ditado onde se sublinha esta relação:

“Pedra da Ferida, cascata
Mistério de água pura,
A água nunca lá seca
A ferida nunca se cura”.

Da aldeia do Espinhal até à cascata são 3km e a última parte tem de ser feita a pé, pelo caminho florestal, com vegetação densa e muitas sombras.

site_pedra_ferida2_hdr O percurso pedonal tem ainda pontes de madeira que atravessam a ribeira e também encontramos antigas azenhas.
site_pedra_ferida_1904Os mais aventureiros podem continuar a caminhada até ao Miradouro de Carvalha da Serra onde se pode ter uma visão geral da serra e da cascata.
site_pedra_ferida_1920No Verão ou com dias mais quentes, pode-se seguir a recomendação de Joana Forte e ir até à Praia Fluvial da Louçainha que tem piscinas naturais.

Praia Fluvial da Louçainha
Praia Fluvial da Louçainha

São represas da Ribeira da Azenha que foram adaptadas e formam dois espelhos de água, envolvidos por um ambiente natural com muitas árvores. A praia fluvial tem equipamentos de apoio e é muito procurada no Verão.

Ferraria junto à crista da serra
Ferraria junto à crista da serra

Outro percurso recomendado é visitar a surpreendente Ferraria de S. João. Preserva a sua identidade no topo da serra.
Cascata Pedra da Ferida faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s