Faz este sábado, 24 de Agosto, 120 anos que nasceu Jorge Luís Borges.

Jorge Luis Borges
Jorge Luis Borges

Vamos conhecer o bisavô que há dois séculos partiu de Torre de Moncorvo.
Francisco Borges deixou Moncorvo numa expedição militar para defender Colónia del Sacramento, uma bonita cidade que hoje pertence ao Uruguai e que permite o controlo da foz do Rio da Prata. Do outro lado da foz encontra-se Buenos Aires.

Rua de Portugal em Colónia del Sacramento
Rua de Portugal em Colónia del Sacramento

Colónia del Sacramento foi fundada pelos portugueses em 1608. Por sete vezes trocou de administração entre portugueses e espanhóis e ainda fez parte do Brasil. Foi aqui que começou um enigma que levou vários anos a descobrir.

Centro Cultural Jorge Luis Borges em Buenos Aires
Centro Cultural Jorge Luis Borges em Buenos Aires

O genial escritor argentino falava na sua antecedência portuguesa, os Borges de Moncorvo mas, como salienta o historiador Nelson Rebanda, por vezes era difícil separar a ficção da realidade na vida e obra de Jorge Luís Borges.

Igreja de Moncorvo
Igreja Matriz de Moncorvo

“Ele lembrou-se de dizer isso já numa fase avançada da sua vida. Até dedicou um poema aos seus antepassados, os Borges. Foi mais ou menos nos anos 70”. Ele esteve para vir a Moncorvo por volta de 1985 mas essa visita não se chegou a concretizar. Havia quem colocasse em dúvida esta referência de Jorge Luis Borges, “que fosse mais um dos jogos borgianos”.

Torre de Moncorvo
Largo em frente da igreja de Torre de Moncorvo

É mais ou menos nesta altura, na década de 80, quando Jorge Luís Borges criou a expectativa de visitar Torre de Moncorvo que Nelson Rebanda começou a investigar a origem do escritor em Portugal. Conjuntamente com outras investigações em vários arquivos chegaram ao rasto do bisavô, aos Borges de Moncorvo.

A surpreendente igreja de Torre de Moncorvo
A surpreendente igreja de Torre de Moncorvo

Segundo Nelson Rebanda havia várias famílias com o nome de Borges. Uma delas, que será a do bisavô de Jorge Luis Borges, eram os Borges de Castro. Tinham vários terrenos e casas e até eram proprietários da aldeia Peredo dos Castelhanos. Na investigação efetuada descobriu-se que o bisavô saiu de Moncorvo no final do século XVIII, início do século XIX, numa expedição militar para a Foz do Rio Prata, ainda antes da independência do Brasil.

Torre de Moncorvo
Torre de Moncorvo

“Hoje não há margem para dúvidas, para afirmar que Jorge Luis Borges tinha raízes aqui”.
Segundo a memória da família, o bisavô chegou ao Rio da Prata em 1817. 12 anos depois casou em Montevideu com uma argentina. Tiveram um filho, Francisco Borges Lafinur que casou com uma inglesa e também foi militar. site_jlborges_poema_avoJorge Luís Borges dedica-lhe um poema – Alusão à morte do coronel Francisco Borges.
Na altura em que o bisavô de Jorge Luís Borges partiu para a expedição militar Torre de Moncorvo tinha grande relevância política e económica em Trás os Montes.

Torre de Moncorvo
Torre de Moncorvo

Dos Borges de Castro já não há memória em Torre de Moncorvo. O bisneto tem o nome numa avenida e um companheiro de armas do bisavô dá o nome a um largo.

Acesso ao Largo Claudino Pimentel
Acesso ao Largo Claudino Pimentel

O General Claudino Pimentel partiu na mesma expedição para defender Colónia del  Sacramento. O largo fica mesmo em frente da lindíssima e enorme igreja Matriz ou da Nossa Senhora da Assunção.

Interior da igreja Matriz
Interior da igreja Matriz

Já estava construída quando da expedição militar. O órgão da igreja é que é mais ou menos da mesma época.

Órgão da igreja
Órgão da igreja

A igreja e o órgão merecem outra visita mais detalhada, como também o Museu do Ferro onde se guardam outras memórias desta região associada à extração mineira.
Uma visita a Torre de Moncorvo tem de passar obrigatoriamente pela rua dos Sapateiros, a judiaria e o chamado castelo, uma fortificação medieval.

Rua no centro histórico de Torre de Moncorvo
Rua no centro histórico de Torre de Moncorvo

Obrigatório é também saborear um doce de castanha antes de passear pelas ruas do núcleo medieval e renascentista.
site_torre_moncorvo_DSCF0636Pequenas casas com varandas e trabalhos decorativos em madeira não ficam aquém, em termos de beleza, de vários solares. Por último, a cordialidade dos anfitriões.
Jorge Luís Borges nasceu em 1899 em Buenos Aires e morreu em 1986 na Suíça, aos 86 anos de idade. É um dos maiores vultos da literatura e poesia sul-americana.

Historiador Nelson Rebanda
Nelson Rebanda, historiador e arqueólgo. Descobriu o Cavalo de Mazouco e foi o pioneiro na descoberta das gravuras rupestres no Vale do Côa.

Torre de Moncorvo – a terra do bisavô de Jorge Luis Borges faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *