As aldeias de xisto são uma das marcas da serra da Lousã e quatro estão muito próximas. São também das mais genuínas.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=i4Pawf6ZPS8]Um percurso pedestre permite descobrir Comareira, Aigra Nova, Aigra Velha e Pena e também a serra, as paisagens, a herança da presença humana quando estas aldeias estavam povoadas.
O percurso tem cerca de 9km e permite ligar as quatro aldeias. No presente não é possível de carro, apenas num todo o terreno.
As aldeias são muito diferentes apesar da construção comum em xisto.
A Comareira fica à beira da estrada, tem poucas habitações e uma vista ampla para a serra. Na Aigra Nova está a Loja das Aldeias de Xisto e a sede da Lousitânea, a entidade que dinamiza este núcleo de aldeias.
Na Pena descobrimos as levadas e a ribeira da Pena com os moinhos.
Fátima Gonçalves, técnica de turismo de Góis sugere para quem está na bonita aldeia da Pena, uma caminhada até aos imponentes Penedos de Góis.
Neste percurso um dos atrativos é o Centro Interpretativo dos Icnofósseis em Povorais.
Próximo de Aigra Nova, depois de provar uma Gamelinha e de dar uma volta com um burro mirandês pode dar um salto à ribeira do Mouro. É um percurso que não está sinalizado e só pode ser feito com um guia da Lousitânea. Fátima Gonçalves diz que é um dos percursos mais bonitos desta região pela sua biodiversidade em particular a fauna.
Alguma desta biodiversidade foi destruída pelos incêndios de 2017 e parte da flora está a renascer.
No concelho de Góis há 10 percursos sinalizados e para além das aldeias de xisto há ainda os que permitem descobrir o rio Ceira.
Vários trilhos acompanham o rio que tem uma passagem fantástica na garganta da serra, junto à Candosa.
A região é muito procurada por estrangeiros em particular alemães, franceses e espanhóis. No verão juntam-se os portugueses. Muitos percursos são transversais. Pessoas e grupos de várias idades percorrem a serra ou o vale do Ceira como prática desportiva e descoberta da natureza.
Caminhar no xisto da serra da Lousã faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Esta edição contou com o apoio do Turismo Centro de Portugal.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: