Junta-se uma experiência invulgar, a visita nocturna às gravuras rupestres do vale do Côa, com a linda paisagem das amendoeiras em flor.

Estrada para Penascosa
Estrada para Penascosa

O destino é Penascosa, no concelho de Vila Nova de Foz Côa e percorre-se durante meia dúzia de quilómetros uma estrada que circunda encostas das serras decoradas com as cores vivas das flores das amendoeiras.

A visita começa ao pôr do sol
A visita começa ao pôr do sol

A visita começa ao pôr do sol. O passeio é fácil de fazer e não é arriscado porque se realiza junto a uma praia fluvial na margem direita do rio Côa.
Vamos ver gravuras em cinco rochedos de xisto. Conforme descreve Marco Ferraz, da Ambieduca, guia certificado da Natureza e guia no Parque Arqueológico do Vale do Côa, a luz artificial é uma ajuda para se perceber o contorno das figuras gravadas nas rochas há cerca de 25 mil anos.

Vista das gravuras com luz artificial
Vista das gravuras com luz artificial

“Incidindo a luz forte em posição rasante sobre as gravuras cria-se um efeito de luz e sombra que realça os motivos desenhados, como se os fizesse emergir.”
É a melhor forma de visualizar as gravuras. Quem fez visitas durante o dia percebe rapidamente a diferença. A nitidez do traço.
Com a calma e a perícia do guia na manipulação da luz consegue-se realçar um desenho em relação aos outros. São dezenas de imagens e muitas estão sobrepostas, uma técnica comum na arte paleolítica.

Detalhes das figuras de animais gravadas no xisto
Detalhes das figuras de animais gravadas no xisto

Deste modo, conseguimos ver com mais precisão alguns dos animais desenhados como o veado, a cabra selvagem, cavalos e o auroque.
Marco Ferraz é engenheiro biotecnológico e apaixonou-se pela vida ao ar livre e pela educação ambiental. E também pela beleza do vale do Côa. Um dos lugares que destaca  é Penascosa porque ilustra este vale encantado que é Património da Humanidade desde 1998”. É um lugar muito bonito”.
site_nocturnas_0372A altura mais indicada para as visitas nocturnas começa agora e vai até ao Outono. Não é preciso qualquer material extra para se fazer a visita com o guia. Apenas a curiosidade.

Visita nocturna às gravuras do Vale do Côa faz parte do programa da Antena1 Vou ali e já venho  e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Ver Roteiro pelo concelho de Vila Nova de Foz Côa

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *