Sagres: a escola do descobrimento das aves

Sagres foi sempre um lugar especial. Espaço sagrado de várias civilizações, o fim do Mundo para uns ou o princípio da globalização.

Do Cabo de S. Vicente à ponta de Sagres cabem aqui todos os mitos, medos e glórias do confronto com o Oceano.
site_cabo_svicente_2865Até as aves, que estão agora a migrar para África onde vão passar o inverno.

Fazem uma paragem por respeito ao mar. “Muitas delas passam aqui uns dias à procura de orientação e da melhor oportunidade para seguirem para África”.
site_cabo_svicente_DSCF1502Ainda nas palavras de Alexandra Lopes coordenadora do Departamento de Cidadania Ambiental da SPEA, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, há ainda “outras que foram arrastadas pelos ventos e aguardam no Cabo de S. Vicente por melhor tempo para prosseguirem a viagem.”

Festival de Observação de Aves
Festival de Observação de Aves

Este é um dos motivos porque é a época indicada para se observarem várias espécies de aves em sagres. Nesse sentido a SPEA e outras entidades organizam nos próximo dias o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza em Sagres.
site_cabo_svicente_aves_2848Tem lugar de 10 a 13 de Outubro e aproveitam esta altura que corresponde ao pico da migração das aves que começa em meados de Agosto e termina em Novembro. “Podemos observar as aves residentes mas o que provoca maior sedução são as aves migratórias.
site_cabo_svicente_2862Em particular as de rapina como os grifos, águias de Bonelli e as cegonhas pretas”. Entre as aves marinhas, Alexandra Lopes destaca o alcatraz e as várias espécies de pardelas.
site_cabo_svicente_DSCF1496O principal ponto de observação das aves é muito próximo do Cabo de S. Vicente e é referenciado pelo marco geodésico da Cabranosa. “Todos conhecem o Cabranosa”. É um pequeno cume, mais elevado em comparação com a restante área de Sagres. “É bom sobretudo para observar aves planadoras e chegam a estar mais de uma centena de pessoas a olhar para o céu à espera das aves. Os estrangeiros fazem ainda passeios de barco para observação de aves marinhas.”
site_cabo_svicente_aves_2856Quem tem poucos ou nenhuns conhecimentos mas sente curiosidade sobre o fascinante universo das aves tem uma oportunidade de se iniciar.
site_cabo_svicente_aves_2836“São desenvolvidas atividades para iniciados onde são abordados vários tópicos introdutórios à observação de aves, como por exemplo, como se identifica uma ave, as melhores alturas do dia, que tipo de equipamento usar, que manuais se deve adquirir”… são ferramentas importantes no Festival mas insuficientes. site_cabo_svicente_aves_2851Ainda na opinião de Alexandra Lopes, tem de se continuar e aprender com os outros. “A maior parte dos nossos grandes observadores de aves são autodidatas, aprenderam também com outros e foram adquirindo conhecimentos. Hoje são os guias que ajudam a formar novos observadores”.
site_cabo_svicente_aves_2871O Festival realiza este ano a décima edição e tem muitas outras atividades que vão apara além da observação de aves como por exemplo a observação de cetáceos, repteis, borboletas noturnas, a flora e também o património cultural. Este ano acrescenta-se saúde e bem-estar. Há também passeios para observar baleias e golfinhos.
site_cabo_svicente3_hdrO programa do Festival pode ser consultado aqui e acompanhar na página do Facebook. A organização do evento é da Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Associação Almargem e a SPEA.
Durante o festival será apresentado o 1º “Guia de Aves do Concelho de Vila do Bispo e do Promontório de Sagres”.

Alexandra Lopes - SPEA
Alexandra Lopes – SPEA

Sagres: a escola do descobrimento das aves faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s