A abetarda é uma ave que gosta de planícies cerealíferas, alguns chamam estepe cerealífera ou planícies de palha.
A abetarda é uma ave grande, em particular os machos. Chegam a pesar 15 quilos e o comprimento total pode atingir um metro.
site_castro_verde_abetarda_3185Na Primavera, na altura da nidificação, os machos para ficarem mais sedutores, apresentam uma coloração avermelhada e castanha escura no pescoço.
Mesmo assim, apesar desta estatura, conseguem camuflar-se no meio das searas e não é fácil dar com elas.Mesmo especialistas em observação de aves reconhecem esta dificuldade. site_castro_verde_seara_3967É por este motivo que David Marques, vereador de Cultura da Câmara De Castro Verde, recomenda a observação acompanhada com guias. “As abetardas não estão habituadas à presença humana e mesmo a alguma distância têm tendência em camuflar os movimentos e dissimularem-se na paisagem. Há pontos de observação quer no Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho quer de empresas de animação turística que trabalham no concelho” que são excelentes auxiliares para uma observação prolongada.
site_castro_verde_logo_biosferaCastro Verde foi classificado em 2017 como Reserva da Biosfera pela Unesco. Um dos motivos tem a ver com as aves e com o Centro de Educação Ambiental que a Liga para a Proteção da Natureza, LPN, iniciou há mais de duas décadas.
Foram fatores determinantes para a classificação. “O centro de interpretação ambiental e o projeto de preservação e valorização da natureza, nomeadamente a avifauna existente nesta planície de palha. São espécies de aves que têm aqui uma área de nidificação especial como por exemplo a abetarda e o sisão.”
A concretização do objetivo como Reserva da Biosfera envolveu também a Associação dos Agricultores do Campo Branco.
Em conjunto têm 10 anos para concretizar um plano de forma a preservar este ecossistema de elevado valor natural e cultural. “É um desafio ambicioso. Manter os valores que foram identificados de elevado significado para a Humanidade, manter a dinâmica de compatibilizar a preservação da natureza com a exploração económica dos recursos nomeadamente a agropecuária. Ao mesmo tempo associar a vertente cultural com o cante e as tradições.”
site_castro_verde_abetarda_3183No concelho de Castro Verde haverá atualmente cerca de 1200 abetardas.  É uma espécie que está em risco apesar de ser o ícone da Reserva. “É uma ave que é extraordinária pelo seu porte e pela sua capacidade de resistência. É o ícone a que recorrem quase todas as associações quando procuram um elemento de diferenciação. A abetarda representa o papel das mulheres e dos homens na preservação e ao mesmo tempo a beleza da natureza. Traduz muito bem a nossa paisagem”.
Castro Verde tem sido procurado por observadores de aves. O ponto de partida recomendado é o Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho. Fica a meia dúzia de quilómetros de Castro Verde, tem visitas guiadas e pontos de observação.
Para toda a família há ainda atividades didáticas, exposições e visitas para conhecimento do património histórico e cultural.

Migas de espargos
Migas de espargos

Sugiro ainda complementar a visita com um roteiro gastronómico, em particular as migas de espargos.

Popias. Brancas, especies e simples
Popias. Brancas, especies e simples

Quem gosta de doces também tem muito por onde escolher entre a doçaria regional.

David Marques vereador de Cultura da C. M. Castro Verde
David Marques vereador de Cultura da C. M. Castro Verde

Viu a abetarda no campo branco? faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *