Tudo o que diga respeito à Sé Catedral da Guarda é sempre associado a monumentalidade. Da dimensão do edifício, da afirmação do poder, da fé, da arte, da Igreja que teve aqui uma das maiores dioceses.
site_guarda_se_7217Também do século e meio que levou a construir. A primeira pedra foi em 1390 e foi concluída em 1540.
O edifício é esmagador na principal praça do centro histórico da Guarda.

Alto, em pedra, com uma fachada que ambiciona chegar ao céu e com uma estrutura parecida com uma fortaleza.
site_guarda_se_7202O interior comunga a sobriedade e a robustez da pedra, essencialmente através das enormes colunas que suportam as três naves.
site_guarda_se_7206Mas há mais para ver, seguindo a descrição de Alcina Ameijo que recebe os visitantes: “para além da arquitetura há os pormenores das abóbadas, dos pilares e o grande destaque do altar mor que é da escola João de Ruão e representa vários episódios da vida de Cristo. São mais de 130 figuras.”

Retábulo com esculturas em pedra de Ançã de João de Ruão
Retábulo com esculturas em pedra de Ançã de João de Ruão

Na época do barroco o retábulo foi revestido de dourado. As figuras religiosas estão colocadas em patamares diferentes, seguindo uma hierarquia. O tamanho das figuras é diverso e um ponto em comum é o trabalho pormenorizado das figuras esculpidas em pedra de ançã, difícil de descobrir devido ao revestimento dourado.

Cadeiral e parte do retábulo
Cadeiral e parte do retábulo

Curiosamente o retábulo foi construído em meados do século XVI, com influência de um outro estilo. Já renascentista e que mostra como a Sé foi inicialmente concebida em estilo gótico e ao longo do século e meio de construção foi incorporando novas correntes de arte. Outro exemplo é nos portais. Um é de influência gótica, o lateral é renascentista.
site_guarda_se_7209Outra curiosidade e também outro sinal de grandiosidade é que este é o terceiro edifício da Sé da Guarda. “A primeira teria sido construída no mesmo lugar onde se encontra o actual edifício. A segunda foi onde hoje se encontra a igreja da Misericórdia e que foi demolida no tempo de D. Fernando porque estava fora da cerca da muralha.
site_guarda_se_7211A actual Sé Catedral está no “coração do centro histórico onde se processava a vida do ia a dia. Na mesma praça estavam os principais edifícios da época medieval como por exemplo a Câmara Municipal e o Pátio Episcopal.”
site_guarda_se_7225A Guarda passou a cidade em 1199 e três anos depois recebeu a diocese que tinha sede em Idanha a Velha,
A Sé Catedral está classificada como Monumento Nacional.
A monumentalidade da monumental Sé da Guarda faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *