Com algum carinho dizem que o interior da igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa os pilares têm um difícil equilíbrio como a torre de Pisa.
site_foz_coa_igreja_DSCF0676De fato, estranha-se como as altas colunas de granito conseguem manter o teto do templo devido à grande inclinação. Colocados numa das filas das colunas reparamos bem como é grande o desvio!
Talvez só com a ajuda divina e, seguramente, com as obras do homem a igreja de Nossa Senhora do Pranto assim se tem mantido na praça principal de Vila Nova de Foz Côa, apesar dos danos causados pelo terramoto de 1755.

O pelourinho e a igreja no largo em frente da Câmara Municipal
O pelourinho e a igreja no largo em frente da Câmara Municipal

A igreja é imponente. João Paulo Lucas, vereador da Câmara Municipal, recorre a outro adjetivo, diz que é “soberba”.
O edifício está classificado como Monumento Nacional.

No largo da zona antiga da vila, a igreja esmaga a Câmara Municipal e o Pelourinho devido à sua monumentalidade, em particular a fachada.
A frieza da pedra é adornada com muitos enfeites manuelinos e até tem duas coroas armilares típicas do reinado de D. Manuel.

Entrada da igreja
Entrada da igreja

Dois séculos depois da sua construção a igreja sofreu uma profunda reformulação e é no interior que mais se nota. A transformação foi dois anos depois do tremor de terra. Ao entrar deparamos logo com a inclinação nas colunas.

site_foz_coa_igreja_DSCF0664De seguida, o olhar leva-nos para o tecto que está todo desenhado em perspetiva. É bonito e surpreende o pormenor da decoração. O elemento central é o escudo real. Está rodeado pela Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança. As quatro virtudes pelas quais triunfa o poder, no dizer da inscrição próxima do símbolo real.

Teto em madeira
Teto em madeira

Os desenhos estão pintados numa cobertura de madeira com pouca iluminação natural o que provoca maior destaque no branco granítico das colunas e no dourado do retábulo da capela-mor.

Retábulo da capela-mor
Retábulo da capela-mor

É de estilo barroco, muito elaborado com esculturas em madeira, um enorme sacrário e encimado pelo escudo real. Precisamos de nos aproximar para ver em detalhe devido aos inúmeros pormenores da talha dourada.

Fachada da igreja Matriz
Fachada da igreja Matriz

Os três sinos marcam a hora da vila e gente das aldeias vizinhas vêm de propósito à igreja Matriz. Muitos por devoção à Senhora do Pranto e já se habituaram à estranha inclinação das colunas que recentemente tiveram a ajuda humana com o reforço de algumas traves.

João Paulo Lucas, vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa
João Paulo Lucas, vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa

A “Torre de Pisa” na Igreja de Foz Côa faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Ver Roteiro pelo concelho de Vila Nova de Foz Côa

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *