Com algum carinho dizem que o interior da igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa os pilares têm um difícil equilíbrio como a torre de Pisa.
De fato, estranha-se como as altas colunas de granito conseguem manter o teto do templo devido à grande inclinação. Colocados numa das filas das colunas reparamos bem como é grande o desvio!
Talvez só com a ajuda divina e, seguramente, com as obras do homem a igreja de Nossa Senhora do Pranto assim se tem mantido na praça principal de Vila Nova de Foz Côa, apesar dos danos causados pelo terramoto de 1755.
A igreja é imponente. João Paulo Lucas, vereador da Câmara Municipal, recorre a outro adjetivo, diz que é “soberba”.
O edifício está classificado como Monumento Nacional.
No largo da zona antiga da vila, a igreja esmaga a Câmara Municipal e o Pelourinho devido à sua monumentalidade, em particular a fachada.
A frieza da pedra é adornada com muitos enfeites manuelinos e até tem duas coroas armilares típicas do reinado de D. Manuel.
Dois séculos depois da sua construção a igreja sofreu uma profunda reformulação e é no interior que mais se nota. A transformação foi dois anos depois do tremor de terra. Ao entrar deparamos logo com a inclinação nas colunas.
De seguida, o olhar leva-nos para o tecto que está todo desenhado em perspetiva. É bonito e surpreende o pormenor da decoração. O elemento central é o escudo real. Está rodeado pela Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança. As quatro virtudes pelas quais triunfa o poder, no dizer da inscrição próxima do símbolo real.
Os desenhos estão pintados numa cobertura de madeira com pouca iluminação natural o que provoca maior destaque no branco granítico das colunas e no dourado do retábulo da capela-mor.
É de estilo barroco, muito elaborado com esculturas em madeira, um enorme sacrário e encimado pelo escudo real. Precisamos de nos aproximar para ver em detalhe devido aos inúmeros pormenores da talha dourada.
Os três sinos marcam a hora da vila e gente das aldeias vizinhas vêm de propósito à igreja Matriz. Muitos por devoção à Senhora do Pranto e já se habituaram à estranha inclinação das colunas que recentemente tiveram a ajuda humana com o reforço de algumas traves.
A “Torre de Pisa” na Igreja de Foz Côa faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Ver Roteiro pelo concelho de Vila Nova de Foz Côa
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: