O presépio é uma das imagens mais associadas ao Natal. Não apenas em Portugal ou no resto da Europa. A iconografia do nascimento de Jesus Cristo encontra-se em todos os continentes. Em Évora há uma coleção que ilustra esta diversidade.
site_presepios_natal_7895 Era hábito em muitas aldeias portuguesas as pessoas fazerem o seu presépio com musgo que era apanhado no campo e também ajudarem no presépio da igreja.
site_presepios_evora_7906Foi assim que o Major-General Canha da Silva e a sua mulher, Fernanda Canha da Silva, se iniciaram no gosto pelos presépios.
site_presepios_natal_7903Mais tarde, em 1973, Canha da Silva comprou a um artesão de Estremoz a primeira representação do nascimento de Jesus Cristo e nunca mais parou ao longo de 40 anos. O casal recolheu uma coleção de quase 3 mil presépios de cerca de 80 países.
site_presepios_natal_7881O Padre Manuel Ferreira é o pároco da igreja do antigo Convento de S. Francisco em Évora onde está exposta uma parte significativa da enorme e interessante coleção, “nas galerias por cima das capelas laterias desta monumental igreja de S. Francisco temos duas exposições da coleção.
site_presepios_evora_7937Uma permanente e outra temporária que foi inaugurada no princípio de Dezembro e vai até Outubro deste ano. O tema é a “Representação do Presépio em Pratos e Medalhistica”.
site_presepios_natal_7886Na faiança e nas medalhas podemos ver algumas representações do nascimento de Cristo e são peças nacionais e internacionais. São mais de 150 pratos de porcelana e uma centena de medalhas.

Nos anos anteriores a coleção temporária foi dedicada ao Norte de Portugal, Alentejo e África.
site_presepios_evora_7905A exposição nestas galerias teve início em 2016 após as profundas obras de conservação e restauro do antigo Convento de S. Francisco.
site_presepios_natal_7889Na exposição permanente, com cerca de 400 presépios somos também surpreendidos com a criatividade de artistas de quase todos os continentes. Num olhar um pouco mais atento, pelos materiais, pela forma ou cores. descobrimos facilmente a proveniência das peças.
site_presepios_natal_7876O Padre Manuel Ferreira dá o exemplo dos artesãos africanos que são muito expressivos, “ao esculpirem um presépio procuram colocar nele muita espiritualidade”.
site_presepios_natal_7884O primeiro presépio foi há cerca de 800 anos, da autoria de Francisco de Assis, em Itália.
site_presepios_evora_7904“O nascimento de Jesus Cristo sempre suscitou muita curiosidade, sobretudo a partir do momento em que S. Francisco de Assis, em Greccio, fez a primeira representação do presépio. Foi numa gruta com um menino verdadeiro, uma vaca e um burrinho. A partir de então espalhou-se por toda a Igreja esta devoção, esta forma de representar o Deus feito homem encarnado no meio da humanidade.”

Um dos presépios no terraço de uma das alas do Convento e com vista para Évora
Um dos presépios no terraço de uma das alas do Convento e com vista para Évora

As galerias onde estão os presépios dão acesso ao terraço do Convento onde temos uma vista panorâmica da cidade de Évora.
site_presepios_evora_exterior_DSCF3428Alguns presépios também estão no núcleo museológico. Faz parte ainda parte do Convento de S. Francisco a Capela dos Ossos que é igualmente muito procurada por visitantes.
Aqui encontra informação sobre os horários das visitas.

Padre Manuel Ferreira na Igreja de S. Francisco
Padre Manuel Ferreira na Igreja de S. Francisco

Presépios de todo o Mundo faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Roteiro pelo concelho de Évora

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *