A igreja do Convento de S. Francisco de Évora  é um esplendor de beleza. Nada tem de austeridade franciscana. O rigor regista-se na qualidade das peças decorativas e nos três órgãos de meados do século XVIII. Podemos ouvi-los este Domingo de Páscoa na celebração da missa com órgão e canto às 9h e às 12h.
São todos do mesmo organeiro, Pascoal Oldovino, de origem genovesa, e que acabou por se estabelecer em Évora. Na igreja do convento deixou três obras primas. “Estão restaurados. Os três tocam e têm o mesmo diapasão. Podem tocar em uníssono, em simultâneo e também em diálogo.”

A descrição é do padre Manuel Ferreira, pároco da igreja de S. Francisco. Excluindo momentos excecionais como o presente com a pandemia, “o organista residente toca todos os domingos e em outras celebrações. Também organizamos concertos. É evidente que um concerto com três órgãos é mais raro porque não é fácil juntar três organistas para tocar.”

Um dos aparelhos está na sala régia, na tribuna superior. “É o chamado órgão positivo, tem uma caixa muito bonita que era do Convento do Salvador.”
A caixa está pintada com o colorido típico do Alentejo e até com os habituais motivos florais. É o preferido do organista residente nos concertos de Domingo.

“Abre a janela da tribuna, o som espalha-se por todo este espaço e a pessoa quase que não tem consciência de onde vem. Não vê ninguém mas sente a beleza do som.”

Numa das alas laterias da igreja está outro órgão. É um realejo, ligeiramente mais pequeno, e com cores mais discretas. Segundo o historiador  Artur Goulart seria o utilizado pelo próprio construtor.

O de maiores dimensões está colocado numa parede e serve de antecâmara à capela-mor para onde rapidamente se dirige o nosso olhar devido ao mármore e à luz dos vitrais.

“O altar mor é em mármore porque no século XVIII o cónego Landim, à semelhança do que foi feito na Sé de Évora, desmanchou a capela-mor existente e colocou esta toda em mármore. As laterais, tal qual nós vemos, não eram as primitivas. Tinham pinturas, foram retiradas e levadas para o Museu Nacional de Arte Antiga quando o convento entrou em ruína. Os altares que se encontram agora são provenientes de vários conventos da cidade de Évora.”

A estrutura que vemos hoje da igreja do antigo convento de S. Francisco resulta de uma profunda renovação realizada no século XV.

Antes, a obra teve o gosto dos frades Franciscanos chegaram a Évora em 1224 e instalaram-se nos arredores da cidade. “Nasceu primeiro uma pequena igreja e um pequeno convento. A partir de D. Afonso V, D. João II e D. Manuel I a igreja adquiriu a forma e a dimensão que hoje conhecemos.”

Algumas décadas depois chegou a ser designado como Convento de Ouro porque foi apropriado pela família real que estabeleceu o Paço Real no convento. A construção demorou cerca de 30 anos, entre 1480 e 1510 e apresenta vários estilos.

Destaca-se sobretudo o gótico, com muitas ogivas e o deslumbrante teto. Evidencia ainda sinais do estilo manuelino.
A presença real, do ponto de vista histórico, é também marcada pelo casamento de D. Pedro I que, mais tarde, viveu o dramático romance com Inês de Castro.

Outras marcas da presença real são visíveis no próprio edifício como por exemplo, a esfera armilar do rei D. Manuel e o pelicano de D. João II. Estão no arco de fecho da capela-mor e também na entrada da igreja.

Com a perda da independência o rei Filipe I entregou o convento aos religiosos e a ruína chegou depois da extinção das ordens religiosas em 1834.

Parte do edifício foi vendido em hasta pública e ficou preservada a igreja e a Capela dos Ossos, construída no tempo filipino.

A manutenção da igreja permitiu ainda a salvaguarda de muitas pinturas e uma grande diversidade de arte sacra. Algumas peças podem ser vistas no núcleo museológico que, com a coleção de presépios de todo o mundo, enriquecem o património do antigo convento.

A igreja e o convento estão classificados como Monumento Nacional

Ver ainda Roteiros no concelho de Évora

Concerto de órgãos e de fascínio na igreja de S. Francisco de Évora faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *