Carlos Reis é um dos mais reputados pintores portugueses do movimento Naturalista e foi mestre nos retratos e nas técnicas de utilização dos tons brancos. Até lhe chamaram o “Mágico do Branco”.

Uma das obras que traduz bem as suas qualidades na utilização dos brancos é a pintura Asas, de 1932. Pode ser vista no museu que tem o seu nome em Torres Novas.

Asas
Asas

Carlos Reis era um torrejano. Nasceu aqui em 1863 e o museu tem cerca de 30 obras da sua autoria.
Curiosamente dois quadros foram oferecidos pelo próprio Carlos Reis quando da inauguração do Museu Municipal em 1937. Uma das pinturas é o retrato do fundador do museu, Gustavo Pinto Lopes, amigo de infância de Carlos Reis.

Segundo Elvira Sequeira, vereadora de Cultura, o espólio do Museu é representativo do trabalho artístico de Carlos Reis.

Pintura de Carlos Reis
Pintura de Carlos Reis

As obras em exposição ilustram também o olhar do pintor sobre o concelho onde nasceu. Em particular o mundo rural onde a luz está muito presente.
Carlos Reis gostava de pintar ao ar livre.

Foi pintor do rei D. Carlos I e também de cenas do quotidiano do povo. Um dos lugares predilectos foi a serra da Lousã.

Alguns dos seus trabalhos pertencem a museus nacionais. É o caso do Museu de Arte Contemporânea (Museu do Chiado) e também do Palácio Nacional da Ajuda que cederam mais de uma dezena de pinturas, a título de depósito, ao Museu de Torres Novas. Em 2017, quando dos 80 anos do museu, a família de Carlos Reis ofereceu também peças da coleção particular

Nossa Senhora do Ó
Nossa Senhora do Ó

O museu tem outras galerias dedicadas a arqueologia, etnografia e arte sacra onde se destaca uma imagem de Nossa Senhora do Ó grávida. É uma escultura em pedra calcária do século XIV.
O museu está na Casa Mogo de Melo, uma destacada família torrejana e o primeiro registo é do século XV. Na visita não perca uma ida à antiga capela que está repleta de pinturas.

Os tons brancos do Museu Carlos Reis em Torres Novas faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui. O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *