O Museu João Mário em Alenquer tem cerca de 800 obras em exposição e muitas delas são de pintores relevantes nacionais e estrangeiros, além de pinturas do próprio João Mário.
site_alenquer_jmario_DSCF3091Há um traço comum e é impositivo. Todas as pinturas têm de ser figurativas. “Nos últimos anos este tipo de pintura está um pouco posta de parte e não tem grande atenção de organismos oficiais.
site_alenquer_jmario_DSCF3086Eu fiz isso de propósito, para destacar este tipo de arte. Tenho por vezes algumas ofertas, embora a maioria das aquisições é por troca e só aceito quadros de expressão figurativa”.

Pintura de Fortunato Anjos
Pintura de Fortunato Anjos

O pintor João Mário não abre exceções e às várias salas do museu são testemunho disso. Na visita podemos ver trabalhos figurativos de Almada Negreiros, Silva Porto, José Malhoa, entre outros, e também desenhos do rei D. Carlos e de Columbano Bordalo Pinheiro.

O edifício tem vários pisos e algumas salas estão reservadas para exposição de trabalhos do pinto João Mário. Ilustram o seu percurso como artista e a sua paixão pela paisagem de rua, como ele próprio refere quando lhe peço para fazer o seu auto-retrato.

Retrato de João Mário - Gilberto Gírio
Retrato de João Mário – Gilberto Gírio

“Nunca fui um aluno extraordinário porque era só pintura, pintura… O retrato seria de alguém apaixonado, desde sempre, pela pintura e um louco por paisagem de rua, não só rústica como urbana. Gosto muito do ar livre e especialmente de transmitir a luz para os quadros”.
Pintura e João Mário de VenezaJoão Mário acrescenta que o aspeto sensorial, a vivência do lugar ou da situação é determinante para a sua expressão criativa, porque é “incapaz de pintar um quadro a partir de uma fotografia de um local onde nunca estive. Tenho que respirar aquele oxigénio, aquele clima.”

Pintura e João Mário de Veneza
Pintura e João Mário de Veneza

Talvez este desejo pela pintura ao ar livre tenha, desse cedo, traçado o seu percurso pessoal e artístico e, ao mesmo tempo, terminado com um dilema “entre ser arquiteto ou pintor. Desde muito cedo que adorava pintar”. site_alenquer_jmario_DSCF3097Ainda amador e sem formação académica pintou um quadro que esteve numa exposição coletiva na Escola de Belas Artes. O quadro ganhou um prémio, que foi entregue pelo Presidente da República de então. “Fiquei todo inchado e decidi ser pintor.
site_alenquer_jmario_4797Passei a frequentar a Escola de Belas Artes e não acabei o curso porque não quis. Eu gostava de ar livre, paisagem e sol e nas Belas Artes era nu e natureza morta… Não gostei, saí e arranjei um mestre fantástico, que foi a sorte da minha vida, porque me ajudou em tudo.
site_alenquer_jmario_4786Não só no plano pictórico, mas também intelectual. Álvaro Duarte de Almeida era um pintor de ar livre, de rua. Onde hoje é o Aeroporto de Lisboa nós íamos para lá pintar. Foi aí que comecei e nunca mais parei.”
site_alenquer_jmario_4795A criação do museu tinha como propósito inicial ser apenas uma galeria mas acabou por ter um número tão grande de visitantes que o projeto ganhou uma dinâmica que passou a ser administrado pela Câmara Municipal de Alenquer desde 2009.
site_alenquer_jmario_4776No entanto, quando de visitas agendadas, José Mário tem o prazer de acompanhar os visitantes, “sempre que me for possível.
site_alenquer_jmario_4791Podem agenda através da Câmara, do Turismo ou do telefone do Museu. É extraordinária a reação das pessoas e isso, digamos, é o meu retorno. Não do ponto de vista comercial porque nestes 20 anos do Museu nunca vendi aqui um quadro meu, nem quero. A minha satisfação é que as pessoas saem daqui muito satisfeitas e algumas voltam, o que é um testemunho que gostaram.”
site_alenquer_jmario_4789Também é uma experiência rara podermos ver dezenas de pinturas com o autor ao nosso lado, ou trabalhos de outros pintores com os quais narra o seu relacionamento ou o contexto artístico. Mais ainda, porque a excelente capacidade de comunicação e a alegria de vida não se exprime apenas na pintura figurativa.
site_alenquer_jmario_DSCF3096Museu João Mário e da pintura figurativa faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *