O amor lendário é evocado no Museu Serra DÉl-Rei D. Pedro I.
site_serra_delrei_7374É uma instalação pequena mas acrescenta algumas leituras à lenda de D. Pedro e Inês de Castro que remonta ao século XIV, quando o Justiceiro, ou o Cruel, andou por aqui. “Desenvolvemos este projeto que visa divulgar a história e a nossa identidade.
site_serra_delrei_7392O Museu aborda a passagem de Inês e a residência de D. Pedro” refere Jorge Amador, presidente da Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei, o principal impulsionador do museu que faz este mês dois anos que foi inaugurado. No dia dos namorados.
site_serra_delrei_7360O romance, a paixão, acaba por revelar outras histórias ao contagiar os visitantes. “Há um pouco de tudo.

A história do amor entre Inês de Castro e D. Pedro acaba por perpassar para alguns visitantes, se calhar não com um final tão triste como Inês teve.”

Autoria de Nélia Caixinha
Autoria de Nélia Caixinha

O final trágico está simbolizado numa peça de moda no segundo piso.
Na sala principal está a exposição permanente e seguimos o caminho contrário ao das ferraduras desenhadas no solo.
site_serra_delrei_7358É Para enganar. Era D. Pedro que mandava os seus homens despistar o rasto dos cavalos quando ia às escondidas encontrar-se com Inês de Castro.
site_serra_delrei_7376Além destas histórias, “o museu oferece ainda uma panorâmica dos trajes da época. Temos também alguns trabalhos que nos foram cedidos pela Fundação Inês de Castro. Associamos também alguns conteúdos à história local, à valorização do património local.”
site_serra_delrei_7363Há uma peça de roupa muito bonita feita por uma estilista italiana que está junto à exposição permanente. Mas, o que mais surpreende é a coleção de moda.
site_serra_delrei_7409“São meia dúzia de peças de roupa femininas que, de uma forma muito criativa, conjugam a história do drama, as rendas de bilros de Peniche e o amor.”
site_serra_delrei_7415O Museu é um ponto de partida para um roteiro mais alargado sobre a presença de D. Pedro I cujo paço real, datado do inicio do século XIV, está muito próximo.
Paço de D. Pedro IEstá classificado como Imóvel de Interesse Público. É um edifício grande, com um muro alto que acompanha a estrada ao longo de dezenas de metros. É uma propriedade privada.
site_serra_delrei_paco_7336No interior da aldeia há ainda a toponímia dedicada ao romance. A própria origem do nome da freguesia está associada a D. Pedro. Antes seria designada por Serra da Pescaria e Póvoa da Serra. No século XVI passou para a designação atual devido à presença habitual de reis nesta região e, em particular D. Pedro I.
site_serra_delrei_7339A salvaguarda deste património é também desenvolvida pelo Rancho Folclórico D. Pedro I.É um sinal de retribuição porque depois da passagem por aqui, Serra D’El-Rei recebeu muitos privilégios de D. Pedro I. O Museu faz parte da Rede Museológica do Concelho de Peniche.

Jorge Amador
Jorge Amador

 
A moda e os amores no Museu de Serra d’ El-Rei D. Pedro I faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

Ver roteiros pelo concelho de Peniche

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *