O Paço de Moledo, no concelho de Lourinhã, foi residência de Dona Inês durante sete anos. Após o exilio em Castela em 1345. D. Pedro costumava ir ao Paço de Serra De El-Rei e escapava-se às escondidas do pai para Moledo, ao encontro da sua apaixonada.

Corações de Roberto Miquelino
Corações de Roberto Miquelino

Em Moledo Inês foi mãe de três filhos (de D. Afonso, D. João e D. Dinis) cuja paternidade foi atribuída a D. Pedro.
site_moledo_map_1540Há registos históricos e também muita imaginação popular e criatividade que foi igualmente partilhada numa experiência de arte nas ruas, jardins e moinhos da aldeia.
site_moledo_map_gargulas_1610O projeto foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Há alguns anos que podemos ver esculturas, pinturas, graffitis e, esporadicamente, iniciativas de rua e concertos.

Moledo fica numa zona calcária e é um espaço marcadamente rural com rebanhos de cabras, máquinas agrícolas e gente que trabalha a terra.

O Paço autoria de Constança Clara
O Paço autoria de Constança Clara

Passam ao lado do Paço, uma das zonas mais férteis, e residência de Inês, onde podemos ver uma instalação feita com pedras oferecidas por pessoas da aldeia e que também tem o nome de Paço (autoria de Constança Clara).

Morte de Inês (autoria de Joana Alves).
Morte de Inês (autoria de Joana Alves).

Ao lado fica a Morte de Inês (autoria de Joana Alves). Uma pia de pedra que segundo a lenda era onde Inês tomava banho. Os pés da banheira representam figuras humanas.
site_moledo_map_moinho_pantonio_1554Nuno Silva foi presidente da Junta de Freguesia quando foi lançado o projeto de arte pública. A iniciativa contemplava outras valências e, de tudo o que foi concretizado.
site_moledo_map_morte_ines_1595A única obra que lhe causa estranheza é a banheira da Inês. “É um bebedouro. Eu não acredito que seja a banheira de Inês porque não se concebe que num Paço, com os aposentos e a fonte revestidas a azulejos, ela usasse uma pia de pedra para se banhar. É engraçado. Eu acredito mais que fosse um bebedouro para os cavalos de D. Pedro quando vinha aqui.”

Árvore (autoria de Francisco Gonçalves)
Árvore (autoria de Francisco Gonçalves)

Encontrei Nuno Silva em frente da igreja onde mora e as janelas da sua casa são quase da altura da Árvore (autoria de Francisco Gonçalves). Uma peça em madeira, com formato espiral. Mas ele preferiu destacar-me outras.

Inseparável autoria de Sana Hashemi Nasl
Inseparável autoria de Sana Hashemi Nasl

Há uma com Pedro e Inês. É revestida a corda. Deram-lhe o nome de Amor Inseparável, (autoria de Sana Hashemi Nasl) tanto que eles estão agarrados. site_moledo_map_PI_1572Noutro lugar estão cravos e espinhos cujo significado é a maneira árdua como Pedro e Inês viveram o seu amor (autoria de Sónia Moreira) . Há ainda os corações.”
Inês - autoria de Joana AlvesPor último, das 16 peças da Mostra de Arte Pública (MAP) a sua preferida é Inês (autoria de Joana Alves) moldada em pedra de calcário, nua, sentada de lado, a mão a apoiar a cabeça e com ar contemplativo. site_moledo_map_ines_1551“Está no campo de futebol. Aprecio-a muito. Foi planeada no meu tempo mas foi acabada muito mais tarde. É engraçada. A rainha pensadora. Ela olha para a coroa que está afastada e também é em pedra.”
site_moledo_map_ines_1547A peça é da autoria de Joana Alves e a coroa é uma réplica da que está no tumulo de Inês no Mosteiro de Alcobaça.
As ruas onde há obras de arte estão sinalizadas com o logo do MAP (Mostra) que se baseia no tradicional jogo do galo. Só que, em vez da cruz e da circunferência, usam corações e coroas.
site_moledo_map_1542O projeto está no terreno há cerca de uma década, tem tido peças novas e concretiza um sonho que esteve na sua origem e que era trazer visitantes a Moledo.
site_moledo_map_love_captives_1561A corda de sisal funde os corpos de Inês e Pedro em cima de um rochedo e com vista para Moledo que, de certa forma, também se deseja entrelaçar com a lenda de uma das mais dramáticas histórias de amor.

Nuno Silva
Nuno Silva

O Amor Inseparável de Pedro e Inês em Moledo faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *