No próximo domingo, dia 8 de março, realiza-se em Ovar uma das celebrações religiosas mais relevantes da cidade. Iguais há poucas em Portugal.
Procissão dos Terceiros em Ovar ©CM Ovar           Procissão em Ovar ©CM Ovar

É a procissão dos Terceiros que em Câmara de Lobos, na Madeira, se chama de Cinzas porque se realizou na quarta-feira de cinzas. Na Ribeira Grande realizou-se no domingo passado. Na cidade açoriana da ilha de S. Miguel tem o nome de Senhor Santo Cristo dos Terceiros.
Em Mafra, realiza-se dentro de duas semanas, no quarto domingo da Quaresma e é designada por procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco.
site_s_vicente_beira_DSCF1569Na pequena mas histórica aldeia de S. Vicente da Beira há quatro museus e um deles, o da Ordem Terceira de S. Francisco, guarda as imagens que saem de quatro em quatro anos na procissão Penitencial dos Terceiros. site_s_vicente_beira_DSCF1594“Os terceiros é uma ordem que existe em S. Vicente da Beira. Eles têm 14 andores com 14 quadros da vida de santo e da vida de Cristo. A procissão dá a volta à povoação com essas imagens muito antigas”. Representam várias cenas. “O  quadro do Paraíso terrestre, Adão a ser tentado pela serpente, S. Francisco a receber as 5 chagas de Cristo”.
site_s_vicente_beira_DSCF1606A descrição é de António José Conceição, fotojornalista e membro do Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha, GEGA.

António José Conceição
António José Conceição


Na generalidade dos casos a procissão é com 14 andores que são de imagens tutelares da Ordem Terceira de S. Francisco. Em Mafra a organização é da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento  (que recebeu a Irmandade dos Terceiros após a extinção das ordens religiosas) e levam uma dezena de andores e quatro deles evocam a vida de S. Francisco de Assis, como por exemplo, o pedido a Jesus para fundar a Ordem.
site_terceiros_mafraEm quase todos os locais a origem está associada à existência de um convento franciscano que, posteriormente deu origem a irmandades no século XVIII.
A disciplina e a penitência associada aos franciscanos estão na génese destes rituais que remontam igualmente ao século XVIII e que eram marcadas por elementos cénicos mais marcantes como a auto-flagelação em público, o açoitamento, coroas de espinhos e o transporte da cruz. site_fraternidade_campo_grande_terceira_DSCF4295No final do século XIX a penitência em público dos irmãos franciscanos ficou mais ligeira e hoje o que é mais difícil é carregar nos ombros os andores “porque em alguns andores vão duas ou três imagens e ficam muito pesados. Em S. Vicente da Beira, um deles é transportado por oito pessoas.”

Procissão dos Terceiros na Ribeira Grande
Procissão dos Terceiros na Ribeira Grande

Na Ribeira Grande, nos rituais que têm inicio no “Museu Vivo do Franciscanismo”, surgiram nos últimos dois anos os encapuçados que procuram retomar o espírito da penitência.
Na quase totalidade dos casos a procissão dos Terceiros é a primeira do período da Quaresma e a tradição é haver mais três procissões até à Páscoa.
Sobre este tema ver o livro/tese As imagens de Vestir da Procissão dos Terceiros: um legado fransciscano em S. Miguel, Açores, Séculos XVII a XXI de Duarte Nuno Chaves, investigador e professor Universitário nos Açores. O estudo foi distinguido com o Prémio da academia Portuguesa de História m 2018.
A penitência franciscana dos Terceiros faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *