Os Cabrais foram os senhores de Belmonte e de outras terras mais distantes. Um deles é agora motivo de visita à vila que homenageia o descobridor do Brasil. A partida de Pedro Álvares Cabral na viagem que o levou a Vera Cruz faz esta segunda-feira, 9 de Marços, 520 anos.

Igreja de S. Tiago e panteão dos Cabrais
Igreja de S. Tiago e panteão dos Cabrais

Na igreja de S. Tiago de Belmonte cruzam-se dois caminhos que marcaram a Europa durante séculos: o caminho de peregrinos até Santiago de Compostela e a descoberto do Brasil.

Igreja de S. Tiago
Igreja de S. Tiago

S. Tiago é padroeiro da freguesia de Belmonte e está representado numa pequena estátua de granito na fachada da igreja. Em frente de uma escadaria que não é nada simpática para os peregrinos que chegam ao final de um dia de caminhada.
site_p_a_cabral_capela_7093A igreja terá sido construída em 1240 e funcionou ao culto até 1940. A partir desta altura passou a ser um espaço museológico a par do panteão dos Cabrais. O conjunto está classificado como Monumento Nacional.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=pZEoVaPfsmg]

A família de Pedro Alvares Cabral vivia no castelo que se agiganta um pouco atrás, no alto rochoso do monte. Em 1443 construíram ao lado uma capela com uma pequena passagem para a igreja. site_belmonte3lÉ “onde está hoje uma parede com uma estátua da Senhora da Esperança,. Nesse espaço havia uma varanda de onde os Cabrais assistiam à missa, sem se misturarem com a plebe”, refere Manuela Silva, guia do monumento.

site_p_a_cabral_panteao_DSCF9323A capela foi posteriormente transformada em panteão. “O espaço tem uma arquitetura muito simples e uma decoração discreta. Destacam-se vários túmulos, em particular o do descobridor do Brasil que está num patamar mais alto. Estão aqui alguns resíduos mortuários provenientes do tumulo de Santarém”, acrescenta Manuela Silva.

Túmulo de Pedro Álvares Cabral
Túmulo de Pedro Álvares Cabral

O túmulo de Pedro Álvares é uma estrutura em pedra, toda branca, de tamanho mais reduzido do que os outros que estão embutidos nas paredes. O do navegador ocupa uma posição de maior destaque, na zona central e num patamar mais elevado. No lado direito estão os pais e no lado esquerdo os avós maternos.
site_p_a_cabral_panteao_DSCF9334É perante o túmulo de Pedro Álvares Cabral que alguns visitantes brasileiros se emocionam.
A descoberta do Brasil terá também influenciado alguns elementos decorativos da igreja de S. Tiago. Um deles é um painel no altar-mor que terá sido pintado poucos anos depois de 1500.O fresco representa S. Tiago, ao centro, rodeado de Nossa Senhora da Esperança e de S. Pedro.
site_p_a_cabral_capela_DSCF9332A Senhora da Esperança terá sido a imagem que seguiu na caravela de Pedro Álvares Cabral e a imagem original encontra-se na igreja da Sagrada Família.”
Há quem admita que a imagem de S. Pedro seja alusiva ao próprio Pedro Álvares Cabral e que a pintura terá sido um ex-voto do descobridor ou relativo a ele.

Pietá do séc. XIV
Pietá do séc. XIV

Na igreja de S. Tiago chama também a tenção uma imagem de granito de 1,5 metros de altura. “É uma Pietá do séc. XIV feita num único bloco de granito. Está numa pequena capela, da Senhora da Piedade, e no interior tem um tumulo medieval.”

Torre sineira próximo da capela e do castelo
Torre sineira próximo da capela e do castelo

Ao lado da igreja e do panteão está a torre sineira que é mais recente.
Devido a um incêndio no castelo os Cabrais construíram no séc. XVIII um novo solar na zona urbana. site_museu_descobrimentos_7030Ficou conhecido como o Solar dos Cabrais e hoje é onde funciona a Biblioteca e o Arquivo Municipal.
No logradouro do solar foi construído o Museu dos Descobrimentos onde é narrada em detalhe a descoberta do Brasil. Na rua principal encontra ainda uma estátua de Pedro Álvares Cabral.
site_belmonte1b_cabralA descoberta do Brasil tem ainda uma outra coincidência em Belmonte. Ocorreu praticamente na mesma altura com o édito de expulsão dos judeus de Portugal. Em Belmonte permaneceu durante séculos e em segredo a única comunidade judaica em Portugal.

Igreja da N. Senhora da Graça em Santarém onde está o túmulo de Pedro Álvares Cabral
Igreja da N. Senhora da Graça em Santarém onde está o túmulo de Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral morreu em 1520 em Santarém e os restos mortais encontram-se na mesma cidade, na igreja da Nossa Senhora da Graça. O túmulo é em campa rasa conjuntamente com a sua mulher, Isabel de Castro, neta do primeiro conde Ourém que terá estado na origem da construção do templo em 1380.

Estátua de Pedro Álvares Cabral em Santarém
Estátua de Pedro Álvares Cabral em Santarém

Próximo da igreja está a Casa Brasil um edifício que pertenceu à família e que a Câmara Municipal de Santarém transformou em espaço memória. No mesmo largo está uma estátua de Pedro Álvares Cabral onde sobressai uma cruz que empunha numa das mãos.

Manuela Silva guia no monumento
Manuela Silva guia no monumento

Belmonte – a terra natal de Pedro Álvares Cabral faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Ver Roteiros por Belmonte

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *