Vamos à pesca na Graciosa na companhia de Manuel Estrela o mestre do Magda Benjamim. O “campeão da Graciosa” na pesca do goraz, conforme ele diz, tem o barco no cais da Vila da Praia.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=n2-u7wDrx80&w=560&h=315]Manuel Estrela nasceu na ilha de S. Miguel e há sete anos que vive na Graciosa. Tem “45 anos de vida de mar” e começou nesta actividade aos 15 anos de idade.

O Magda Benjamim
O Magda Benjamim

No barco onde é mestre anda com um filho e um genro. A tripulação tem mais um pescador. São três pessoas da mesma família que dão continuidade a um modo de vida.
Manuel Estrela sempre foi pescador e os seus cinco filhos também seguem a profissão do pai.

Manuel Estrela
Manuel Estrela

A técnica que usam na pesca na Graciosa é a linha à mão. É um tipo de pesca solitária e que exige algum esforço. De tanto puxar a linha por vezes chegam a terra com os braços doridos. O sucesso não é garantido “uma vezes vem, outras vezes não vem nada”. Manuel Estrela não revela como aprendeu esta arte. Diz que é mais um autodidata.
Em S. Miguel era um bom pescador e na Graciosa é “o campeão do goraz”, a pesca que dá mais dinheiro.

"O mar é cruel”
“O mar é cruel”

Afastam-se da costa mas sempre em redor da ilha. Apesar de o mar da Graciosa não ser muito amigo, “porque é cruel” com os pescadores, “mas nós temos de nos safar”.

Cofre para a pesca da lagosta
Cofre para a pesca da lagosta

Manuel Estrela estava junto ao porto a preparar os cofres para a pesca da lagosta.
Era o primeiro dia deste ano que ia pescar lagosta. Tinham andado na linha à mão mas o goraz não estava a dar muito rendimento e decidiu mudar a faina.
Pretendia montar esta tarde 33 aparelhos que são armadilhas de fios com a cavala a servir de isco. No barco já tem prontos cerca de 120 cofres mas são feitos ao moo de S. Miguel.

Cofres conforme fazem na Graciosa
Cofres conforme fazem na Graciosa

Os cofres que estava a montar seguem um formato típico da Graciosa
As embarcações na Vila da Praia estão num pequeno porto onde é descarregado o peixe que no dia seguinte é vendido na lota.

Cais em Vila da Praia
Cais em Vila da Praia

Pode-se ainda visitar alguns barracões onde os pescadores estão a trabalhar e a maioria está junto ao porto. No caso de Manuel Estrela, fica na rua em direcção aos moinhos típicos da Graciosa.
site_pesca_graciosa_DSCF9512Manuel Estrela o pescador “campeão” na Graciosa faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *