Pedrógão Pequeno faz parte das Aldeias de Xisto mas as casas estão rebocadas de branco. O mais visível é o granito nas cantarias das portas e janelas.

Rua no centro de Pedrógão Pequeno
Rua no centro de Pedrógão Pequeno

O centro histórico está preservado, com o casario a manter a traça original e as ruas de pedra, estreitas a sinalizarem o ritmo da caminhada.

Muitas casas foram construídas por emigrantes no final do século XIX, inicio do século XX e recuperadas nas últimas décadas. Ana Paula é comerciante há 25 anos em Pedrógão Pequeno, tem uma loja de comércio tradicional, e diz que o embelezamento da povoação se deveu a fundos quando da classificação como Aldeia de Xisto.

O xisto está coberto com reboco branco
O xisto está coberto com reboco branco

Pedrógão Pequeno começa a ter muitos visitantes que fazem caminhadas para tirar proveito do património paisagístico da região.

O Rio Zêzere é o elemento central e passa ao lado de Pedrógão. O rio serpenteia encostas muito altas e do alto do Monte da Senhora da Confiança temos uma visão geral, com um enorme horizonte.

Ponte Filipina
Ponte Filipina

Ao contrário, ao atravessarmos o Rio Zêzere na Ponte Filipina o olhar é esmagado pelas encostas íngremes e enormes.
A Ponte Filipina foi construída no inicio do século XVII e está classificada como Monumento Nacional. É constituída por três arcos e o maior tem mais de 20 metros. Fica num lugar isolado, só se ouve o barulho da água do rio, é muito bonita e durante alguns séculos foi também muito útil porque era o único ponto de passagem rodoviária entre os dois Pedrógãos.

Prédio na praça onde funciona a loja de comércio tradicional
Prédio na praça onde funciona a loja de comércio tradicional

Só com a Barragem do Cabril, construída em meados do século passado, é que este caminho sinuoso e ribanceiro foi ultrapassado por uma via mais moderna. A barragem trouxe muitos trabalhadores para a região, alimentando a economia local e deixou a albufeira que é aproveitada como zona de lazer. Tem uma praia fluvial e toda a envolvência natural é muito bonita.
Uma outra zona de lazer junto do Zêzere é o Moinho das Freiras.

Pelourinho
Pelourinho

Pedrógão Pequeno tem ainda algum património arqueológico e no centro histórico destaca-se o pelourinho que é uma terceira versão depois de o primeiro ter sido destruído por gentes da Sertã no século XVI e o seguinte foi parcialmente destruído por um grupo de saltimbancos no decorrer de um espectáculo.
O pelourinho foi reconstruído no século XX e continuou com uma vida azarada. Após um acidente teve de ser  deslocado para o local onde se encontra agora.

Igreja Matriz
Igreja Matriz

Destaque também para a Igreja Matriz que é do século XVI e tem como orago São João Batista. Em frente dá também nas vistas o bonito edifício da Junta de Freguesia e da Filarmónica que pertenceu ao Priorado do Crato.

Pedrógão Pequeno e o pelourinho desastrado faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.

Ver Roteiros pelas Aldeias do Xisto

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *