Casal de São Simão fica no concelho de Figueiró dos Vinhos, escondida no meio da serra e protegida por São Simão que está na ermida no topo do monte desde o séc. XV.

Casal de São Simão é pequena, tem cerca de duas dezenas de casas e é o traçado de uma rua que desce a encosta que define o alinhamento da aldeia.

As casas estão quase todas recuperadas e são construídas em quartzito que está à mostra e dá uma tonalidade muito própria ao casario.

Casa de xisto
Casa de xisto

Algumas casas estão decoradas com plantas, flores e cortinas brancas com rendas nas janelas que dão cores mais intensas e quentes.

Muitas casas mantêm a traça original
Muitas casas mantêm a traça original

Apesar de pequena, a aldeia de Casal de São Simão tem ainda a eira, o forno e uma fonte.
Do ponto mais alto, a entrada na aldeia e onde está a Loja do Casal de S. Simão e o restaurante Varanda do Casal, temos uma vista de conjunto.

Vista para as serras
Vista para as serras

A paisagem verde da serra, outros montes mais altos que protegem a povoação do vento,  a aldeia a descer a encosta e a acompanhar a Ribeira de Alge que corre no fundo do vale e tem uma das mais bonitas praias fluviais desta região. Do Casal de São Simão há um caminho até à praia e também se pode ir de carro por outro percurso.

A água da ribeira corre num leito irregular, com muitas árvores e num ambiente profundamente bucólico. Só o antigo viveiro de trutas estraga o ambiente selvagem. Ficamos profundamente envolvidos pela natureza.

Praia natural num ambiente selvagem
Praia natural num ambiente selvagem

O som agitado da água e os raios de luz que conseguem atravessar as árvores que cobrem o leito da ribeira fazem parar o tempo.

A Ribeira de Alge passa num vale profundo
A Ribeira de Alge passa num vale profundo

Compreende-se, deste modo, que Paula Mendes, técnica de Turismo de Figueiró dos Vinhos afirme que é uma praia para visitar quase todo o ano.

As Fragas de S. Simão é outro lugar fascinante que se encontra junto à aldeia. É uma crista quartzítica que se ergue com toda a pujança no topo de um monte porque é profundamente resistente à erosão.

Fragas de S. Simão
Fragas de S. Simão

São blocos gigantes que acentuam o ambiente agreste.

Fragas de S. Simão
Fragas de S. Simão

As Fragas são facilmente visíveis da aldeia e na estrada há um miradouro que faculta uma visão mais abrangente dos rochedos. Empresas privadas organizam escaladas.

Em Casal de São Simão há alojamento local e o restaurante Varanda do Casal (com uma excelente vista) que tem por missão preservar a gastronomia regional.

Doçaria tradicional
Doçaria tradicional

Os produtos e a gastronomia são locais.

Sinalética para S. Simão
Sinalética para S. Simão

A Aldeia de Xisto, a praia fluvial e as Fragas de São Simão são factores de atracção turística e de algum dinamismo mas a aldeia já esteve próximo da ruína e do abandono total, há pouco mais de duas décadas.

A rua principal com casas restauradas
A rua principal com casas restauradas

A recuperação começou com António Quinta que vivia na zona de Leiria e decidiu comprar aqui uma casa. Ao longo dos anos foi seduzindo amigos que também adquiriram habitações. Criaram em 2006 uma associação, a Refúgios de Pedra e ajudam-se mutuamente tendo já recuperado 12 casas. Uns anos depois, com a inclusão na Rede das Aldeias de Xisto, a recuperação foi completa, respeitaram os materiais e a traça original.

Uma das casas restauradas
Uma das casas restauradas

O resultado é uma das mais bonitas Aldeias de Xisto protegida pela própria natureza. A aldeia tem três residentes permanentes.
Uma outra iniciativa que todos estão a realizar é a criação de uma zona de protecção florestal com a plantação de flora autóctone. Também devido aos incêndios, numa zona mais afastada, estão a ser recuperados alguns trilhos dos percursos pedestres. Alguns permitem ver outras fragas igualmente imponentes.

Casa tradicional
Casa tradicional

Tendo em conta estas iniciativas de defesa ambiental, Casal de São Simão foi eleita com o prémio Oxigénio, da Associação para a Defesa Ecológica da Galiza (ADEGA).
Recentemente foi assinado um protocolo para a implementação de um percurso em passadiço que ligará a aldeia, a Praia Fluvial e o miradouro que vai ser objeto de requalificação.

O carteiro não precisa de tocar à campainha
O carteiro não precisa de tocar à campainha

Casal de São Simão é uma das mais bonitas Aldeias de Xisto faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Casal de São Simão é uma das mais bonitas Aldeias de Xisto, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

 

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *