Estamos no cume do Bando dos Santos, ou Bando Maior, a 643 metros de altitude. Numa das melhores varandas do Centro de Portugal.
site_bando_santos_1909Num dos seus programas telivisivos o historiador José Hermano Saraiva afirmou estar “num dos mais espantosos miradouros da terra portuguesa”.
O que a vista alcança, um horizonte que ultrapassa uma centena de quilómetros, parece colocar o mundo aos nossos pés.
site_bando_santos_1888Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, antecipa o que podemos ver no alto do “Bando dos Santos, o nosso miradouro dos Santos tem uma vista privilegiada sobre a Lezíria, o Médio-Tejo, a região da serra da Estrela e também do Alto Alentejo. Mação fica na confluência destas três regiões e daquele ponto poderá encontrar uma paisagem deslumbrante de toda aquela região.”

O ondulado do cume das montanhas afaga a rudeza das encostas de xisto. São antigas terras de pastoricia, hoje floresta de pinheiros e eucalipto, muitas vezes reduzida a cinza.
Um negrume que nos últimos três anos mancha o verde, mas isso não retira encanto à vista conforme sublinha uma residente na encosta do Bando dos Santos:
site_enfermeira_1859“o miradouro é lindíssimo. É virado para Norte, vê-se parte da serra da Estrela, em determinada altura, com neve. Aquilo é sensacional. Sou enfermeira, trabalhei muitos anos em Lisboa na Maternidade Alfredo da Costa e havia lá um médico que me dizia: a sua terra, Mação, é lindíssima. Os meus filhos, que estão fartos de correr, dizem que é soberba a vista sobretudo quando há nevoeiro porque, a vista do miradouro é enorme. Tudo o que a vista pode alcançar. Por outro lado, há cerca de dois anos, ao lado, criaram o baloiço.” Fica a cerca de uma centena de metros do Miradouro dos Santos.
site_bando_santos_baloico_1914Tem outra vista, mais para sul, e o baloiço é disputado por jovens e crianças num movimento repetido como o vaivem que nos projeta para um falso voo.
site_cabecalho_bando_santos_1880O Miradouro dos Santos é diferente. É uma estrutura em pedra, um caminho estreito que depois se alarga numa varanda quando atingimos o cume. Tão alto que o nosso olhar, por vezes, se aconchega no algodão das nuvens.
site_bando_santos_1899“Em dias de não nevoeiro dá para perceber a vastidão, é pena que a paisagem está queimada com os incêndios de 2017. Nos dias de nevoeiro é lindíssimo porque estamos acima das nuvens e parece que é um patamar acima do mundo.”
site_bando_santos_envendos_1912Com nuvens estamos acima do mundo. Sem nuvens, está o mundo aos nossos pés.
Para chegar a esta linha do horizonte temos de subir a serra do Bando que fica relativamente próxima de Mação.
site_brejo_DSCF6785Podemos fazer uma paragem no Parque das Merendas do Brejo. Até aqui a estrada é asfaltada. Estamos sensivelmente a meio e o resto da subida é num estradão.
site_bando_santos_1881Quando lá chegar junta-se ao Bando dos Santos. Como dizia José Hermano Saraiva, “este deve ser o único Bando dos Santos em Portugal. Há bandos de muita coisa, mas de Santos, este é único.”
O facto tem a ver com o uso local de chamarem bando ao cimo dos montes.
Há vários percursos pedestres e um dos locais a explorar é o Brejo.
site_bando_santos_1910Miradouro do Bando dos Santos: com nuvens estamos acima do mundo. Sem nuvens, está o mundo aos nossos pés faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *