É um ambiente macabro. Estamos no interior de uma capela repleta de ossos cujo lema é: – cá esperamos pelos teus. No entanto, muitos visitantes sentem-se fascinados pelo ambiente e até registam o momento em fotografias.
site_capela_ossos_7933Os tetos têm frescos, pinturas de passagens biblicas, em tons alegres, tal como a talha dourada de um pequeno altar, mas quase tudo o resto está revestido com ossos. De todos os tamanhos e só crânios, dizem, cerca de 5 mil.
site_capela_ossos_7930Muitos olham para quem entra, curiosos sobre a nossa reação com a morte e que a esta capela revela como muda muito com a evolução das mentalidades.
site_capela_ossos_DSCF3441A Capela dos Ossos do Convento de S. Francisco de Évora é do século XVII. É a mais antiga de um conjunto de meia duzia de capelas de ossos em Portugal, essencialmente no Alentejo e Algarve.
site_capela_ossos_mumia_7928A de Évora tem a particualridade de ter duas múmias em expositores protegidos com vidro.
Um trabalho recente liderado pela investigadora Teresa Fernandes permitiu concluir que se trata de uma mulher que morreu com mais de 30 anos de idade e de uma criança, também do sexo feminino, com cerca de dois anos e meio. site_capela_ossos_apresentacao_DSCF3556“Estas informações permitem desmentir uma lenda que rodeava estes dois corpos mumificados. Essa lenda referia que se tratava de dois homens, um pai e um filho,” referiu-nos a investigadora.
Segundo a lenda pai e filho maltrataram a mulher e mãe, que os amaldiçoou. Quando morressem os corpos não se transformavam em pó.
site_mumias_capela_osssoNa verdade, a razão da morte da mulher adulta é incerta, embora não estivesse em boas condições de saúde,” sobretudo uma muito má saúde oral que se agravou nos últimos tempos de vida da mulher”.

site_capela_ossos_7931Presume-se que os corpos e os ossos sejam provenientes de espaços de enterramento, nomeadamente da Igreja de S. Francisco, que é mais antiga e que faz parte do bonito Convento franciscano.

A Capela dos Ossos situa-se no antigo dormitório do Convento e o elemento mais recente é um painel de azulejos colocado na parede em frente da entrada da capela. É da autoria de Siza Vieira e projeta a vida num traço a preto e branco, cheio de movimento e com a força da presença de crianças.
site_capela_ossos_DSCF3452Em contraposição à mensagem escrita no mármore frio na portada da capela e que diz “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.
site_capela_ossos_DSCF3443O apelo é revelador de uma outra mentalidade sobre a transitoriedade da vida , muito marcante entre os séculos XVI e XVIII.
site_capela_ossos_7924A relação com a morte era muito mais natural, não como sucede agora, nas palavras de Teresa Lousa no estudo sobre “Capelas dos Ossos e Património Macabro em Portugal”. “O contacto com a morte que hoje acontece de modo filtrado e profissionalizado (o hospital parece ser o local ideal para morrer e as agências funerárias e afins devem tomar conta dos dolorosos procedimentos), era outrora comum e vivido com mais naturalidade”.

site_convento_sfrancisco_DSCF3420
Igreja do Convento de S. Francisco

Além da Capela dos Ossos vale a pena visitar o Convento de S. Francisco para se ver uma enorme coleção de Presépios e, talvez muito mais relevante do que o património macabro dos ossos, a Igreja de S. Francisco que é de uma beleza extraordinária.

site_capela_ossos_7919Capela dos Ossos: “pelos vossos esperamos” faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *