Elvas é uma cidade fortaleza, classificada como Património da Humanidade e, como durante alguns séculos a espada foi parceira da fé, encontramos igualmente um fabuloso património religioso.

Igreja do Salvador

“São sete conventos, cinco capelas e 20 igrejas” quantifica Margarida Ribeiro, conhecedora do património de Elvas.
Num breve passeio nas ruas do centro histórico percebemos rapidamente que muitos destes templos são edifícios imponentes e com uma grande riqueza ornamental.

“É um património fantástico que está também abrangido pela classificação de Património Mundial da UNESCO. Somos classificados pela UNESCO não só pelo património militar, mas também civil e religioso.”

A Sé fortaleza
Um dos que mais se destaca é a antiga Sé. Não apenas por estar localizada num lugar central.
A igreja de Nossa Senhora da Assunção é imponente, domina na Praça da República e através da fachada “a arquitetura revela que é uma igreja fortaleza. Não é apenas bela, é também robusta.”

A longa escadaria do enorme portal está virada para a Praça.
Quando entramos na igreja abre-se um outro universo. A robustez é substituída por motivos decorativos, em particular de azulejos que percorrem as paredes.

Os olhos ficam também focados no altar mor pela atenção que desperta. “é em mármore policromado. Temos também na igreja muita talha dourada. Destaca-se também um fabuloso órgão barroco que vale a pena escutar nos concertos que por vezes têm lugar.”

O órgão parece suspenso no coro-alto. É muito trabalhado em talha dourada e é obra de um entalhador italiano.
A antiga Sé está classificada como Monumento Nacional.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=icNx4ccfPI8]

A surpreendente igreja das Domínicas
A igreja das Domínicas, que fica na mesma rua da Sé, um pouco mais acima. É um encanto para os visitantes.
“Adoram, por exemplo, os espanhóis ficam de boca aberta.” A descrição é de Olinda Barreiro que recebe os visitantes. Acrescenta que se trata de uma igreja “muito antiga” e os materiais, designadamente os milhares de azulejos, “são todos originais, desde cá de baixo até lá acima.”

O interior da igreja está todo revestido com azulejos do século XVII. Têm cores azul, branco e amarelo.
A igreja tem a forma octogonal e oito colunas estreitas induzem o olhar para a abóbada, também revestida de azulejos. As colunas estão pintadas com grinaldas.

A verticalidade da arquitetura e a beleza dos azulejos ofuscam a capela-mor e os dois altares laterais, dedicados a S. Domingos, São João Batista e São Tomás de Aquino.
A igreja das Domínicas tem ainda um excelente miradouro. “São mais de cem escadas e depois vê a cidade toda. Tem lá os sinos.”
A igreja das Domínicas é do final do século XVII e é o que resta do antigo Convento das Freiras de S. Domingos. O edifício ficou em ruínas e no século passado aproveitaram parte do espaço para construírem o Cineteatro.
O único vestígio das freiras na igreja é a janela do confessionário. “Elas vinham de lá, onde está o Cineteatro e confessavam-se aqui e ninguém as via. Era uma clausura”
O convento foi extinto com o fim das Ordens Religiosas, em 1834 e a última freira morreu há 150 anos.

Ver Roteiro no concelho de Elvas

O enorme e fantástico património religioso de Elvas faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *