Vai haver Noite dos Morcegos. Ficamos à espera deles (são milhares) à entrada da gruta da Lapa da Canada, no concelho de Alcanena, próximo da nascente do rio Alviela. A iniciativa é do Centro de Ciência Viva.

Segundo a diretora do Centro de Ciência Viva do Alviela, Paula Robalo, a gruta é “um importante abrigo maternidade de morcegos. Todos os anos, de Abril a Setembro, cerca de 5 mil morcegos vêm aqui para terem as crias.
Existem nestas grutas 12 das 28 espécies de morcegos registados no nosso país. Nove delas estão em perigo de extinção.

A gruta não fica longe do Centro de Ciência Viva e a visita realiza-se ao final do dia. “Vamos com os visitantes até à entrada da gruta da Lapa da Canada. Levamos detetores de ultra sons e conseguimos saber quantas espécies se encontram ali. Cada espécie emite uma frequência diferente.”
A espera e a deteção dos morcegos “é sempre um momento de grande emoção. Estamos todos muito sossegados e os morcegos passam perto de nós. É também um momento científico porque as pessoas podem perceber o trabalho que se faz com o estudo dos morcegos.”

Para as visitas escolares o programa pode ser é mais extenso porque o Centro de Ciência Viva tem alojamento. “Passam aqui a noite e no dia seguinte fazem a visita ao Centro. Como é Verão aproveitam para irem à praia, fazem várias atividades, entre elas um percurso no Maciço Calcário Estremenho.

Há parceiros na região com outros equipamentos culturais com os quais fazemos uma ponte para que as escolas, algumas são de muito longe, possam usufruir ao máximo da experiência e do tempo que aqui estão.”

Quem pretenda uma informação mais detalhada o Centro de Ciência Viva tem uma exposição permanente dedicada aos morcegos.

Vemos em pormenor as várias espécies que se recolhem na gruta. Há também transmissão vídeo do interior da Lapa da Canada.

A componente cultural, os preconceitos em relação aos morcegos criados ao longo de séculos e a sensibilização para a preservação das várias espécies são outros temas desenvolvidos pelo Centro de Ciência Viva do Alviela, também conhecido como Carsoscópio.

A temática do Centro alarga-se às formações rochosas de calcário e à água que se infiltra no solo e cria aqui um dos maiores reservatórios de água doce em Portugal.

Outra abordagem à mesma temática, para se aproveitar um dia de calor, é antes da ida à gruta dar um mergulho na praia fluvial dos Olhos de Água que fica mesmo ao lado do Centro e logo a seguir à nascente do rio Alviela.

Prepare-se para a Noite dos Morcegos faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *