Os baloiços da “Árvore Lilás” são muito mais interessantes do que sugere o nome. Fazem parte dos passadiços do Trilho da Barca d’Amieira e têm uma vista fantástica para o Tejo e para uma ponte pedonal suspensa.

São baloiços um pouco kitsch. A começar pelo nome, “Baloiços Instagramáveis da Árvore Lilás”, outra situação estranha. A árvore pintada da mesma cor fica entre os dois baloiços no Trilho da Barca d’Amieira.

Os baloiços estão numa encosta íngreme virados para o Tejo e para a ribeira de Figueiró. Algumas centenas de metros depois do início dos passadiços, próximo da barragem do Fratel.

É um dos extremos do trilho, um circuito linear de 3,6km.
Os passadiços foram inaugurados este ano e nota-se pela cor da madeira nos socalcos onde estão os baloiços e a árvore lilás.

Na altura encontrei um casal de Alter do Chão que viajou de propósito para descobrir o passadiço da Barca d’Amieira e o baloiço foi um dos destaques do passeio. “Dá para tirar fotografias engraçadas.

É uma vista fantástica para baixo, para o rio.” A companheira andou no outro baloiço e “foi uma sensação de liberdade. A vista é excelente. É instagramável… é linda. “

A vista é de facto interessante e os socalcos do baloiço funcionam como miradouro.
Como os baloiços estão no alto da encosta, temos uma longa perspetiva do rio Tejo e da foz da ribeira de Figueiró, mesmo à nossa frente. Num vale estreito com alguns metros de profundidade.

Baloiçamos num ambiente sereno apenas interrompido por pequenos sobressaltos de quem atravessa a ponte pedonal suspensa sobre a ribeira.

O baloiço serve, por vezes, de descanso para quem vai ao cume do monte, ao Jardim de Éden. Outros descontraem longos minutos e o baloiço transforma-se num miradouro que oscila entre o Tejo e a linha de passadiços que se desdobra no horizonte a caminho da Barca d’Amieira pelo Muro de Sirga.

Baloiços lilás nos passadiços do Trilho da Barca d’Amieira faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *