A praia fluvial Olhos de Água tem um excelente enquadramento natural com amplas zonas verdes. Fica a seguir à nascente do rio Alviela. Um lugar espetacular. Por isso, prepare-se, a água é fria. Num edifício vizinho, no Centro de Ciência Viva do Alviela, descobre que está em cima de um dos maiores reservatórios de água doce em Portugal.
A praia fluvial Olhos de Água, no concelho de Alcanena, tem estruturas de apoio, amplos espaços verdes com muitas sombras, campismo e foi renovada há cinco anos.
Desdobra-se em vários espelhos de água que se ajustam a pessoas de várias idades.
O fio de água corrente surge debaixo de uma ponte que marca a nascente do rio Alviela. Um vale estreito e profundo por onde corre a água que atravessou canais de calcário, numa área de quase 200 km2.
É aqui que vê a luz do dia. Por isso, a temperatura da água pode não ser do agrado de todos, “é para quem gosta de água fresca. Para quem não gosta, não corre muito bem. A água é muito fresca.”
O aviso é de Paula Robalo, diretora do Centro de Ciência Viva do Alviela, que é vizinho da praia fluvial. Um dos temas do Centro é a água, como atravessa o maciço calcário e forma o maior reservatório de água doce em Portugal.
A praia é partilhada com um edifício da EPAL. Marca a memória do abastecimento de água a Lisboa durante um século através do Aqueduto das Águas Livres, numa extensão de 120km.
Neste aspeto, a praia é também uma sala de aula para os alunos que visitam o Centro de Ciência Viva.
A praia tem muitas zonas verdes com sombra e quem quiser pode ainda caminhar num percurso interpretativo de pouco mais um quilómetro.
Podemos ver várias formações geomorfolólicas e a entrada da gruta da Lapa da Canada, um abrigo maternidade que no verão aloja cerca de 5 mil morcegos.
Uma das atividades do Centro de Ciência Viva do Alviela no Verão é a “Noite dos Morcegos”.
Depois de um mergulho na praia fluvial podemos ir à entrada da gruta, com um aparelho de ultrassons, descobrir as várias espécies de morcegos.
As Noites dos Morcegos estão agendadas para esta sexta-feira, e para os dias 7, 13, 20 e 28 de Agosto. É necessária inscrição prévia.
Olhos de Água fresca na praia fluvial da nascente do Alviela faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Pena não terem mais atenção com um sítio maravilhoso
Pois já não ia aos uns anos
E no domingo foi lá pois encontrem
mesas todas partidas todas tortas e os bancos até abanam
Sem um bar para beber um café
Tem uma rulote mas não tinha café
Por mim ainda há muito a fazer