É conhecida por dois nomes: Vale das Éguas ou Zona de Lazer da Ínsua.
É uma das praias fluviais mais bonitas desta zona do concelho de Sabugal que tiram partido do rio Côa. Além da beleza entramos num universo marcadamente rural.

O caminho de acesso revela-nos de imediato que vamos para um recanto. Desde a aldeia de Vale das Éguas até ao rio Côa percorremos uma estrada estreita, delimitada com rigor, por muros altos de pedra.
Este é o senão para Irene Ricardo, que vive na Rapoula do Côa, para escolher Vale das Éguas como a mais bonita.

Na verdade é uma praia pequena e acolhedora. Com um ambiente bucólico.
Pequenas casas tradicionais agrícolas de granito numa ligeira encosta que serve de horta.
Uma senhora cultivava a terra. Próximo vagueava um burro e uma cabra. O cão foi o mais curioso e saltou o muro para simpaticamente ver quem chegava.

O rio Côa aproxima-se entre lameiros, dá nas vistas com uma cascata e a água contorna amieiros e freixos. O rio descreve depois uma ligeira curva e espraia-se até ao dique.

Forma um espelho de água e numa das margens, numa zona relvada,  encontra-se um bar e uma piscina que é alimentada pela água do Côa. Ao lado passa um dique que estreita a passagem quando se esconde no rodízio de um moinho.

O ambiente que encontramos foi sereno e seguramente antecipa dias mais agitados com muitos visitantes. Uns que regressam à aldeia no Verão, outros de terras vizinhas. “Vêm jovens de vários lados. De Lisboa e de outros lados, Juntam-se todos e vão para a praia. Também chegam de fora, de outras terras. Têm vindo da Guarda”, testemunhou uma mulher que estava também a trabalhar o campo no caminho para Vale das Éguas.

A temperatura média da água é de 17 graus. O rio Côa está muito pouco poluído a água é cristalina e corre por lugares selvagens, com pouca intervenção humana. É o que vemos logo a seguir ao dique com o rio a estreitar-se entre encostas apertadas de giestas e penedos de granito.

Em particular no Verão o rio é uma mais valia para esta região que, como refere Marco Capela, residente na Capoula, oferece uma grande diversidade de praias fluviais. “Ao longo do percurso do rio temos muitas praias e todas elas são diferentes. Sabugal, Vale das Éguas, Quadrazais, Badamalos, Foios… Vale de Espinho também já preparou uma zona de lazer e praia fluvial.

Rapoula do Côa

São 8 praias fluviais ao longo do rio e temos ainda a praia de Alfaiates na barragem. Nesse aspeto o concelho de Sabugal está bem enquadrado com o rio.”
O rio Côa também é procurado para a pesca, nomeadamente da truta e ao longo do percurso há vários trilhos, além da Grande Rota do Côa.

A praia fluvial de Vale das Éguas no rio Côa faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *